Fragilidade Continua

Primeiro de tudo, períodos como o atual são marcados por elevada volatilidade. Não é incomum fortes dias de queda, como ontem, serem seguidos por dias de altas acentuadas. 

De qualquer forma, o cenário segue desafiador e não acho que fizemos o piso desta correção nas bolsas globais.

Os ativos de risco tentaram uma reação na noite de ontem com notícias sendo ventiladas sobre potenciais vacinas para o Coronavírus. Entretanto, a recuperação foi perdendo força ao longo da madrugada.

Uma vacina deve ser encontrada, mas não nos próximos 3 a 6 meses. O Coronavírus deve ser endereçado, mas ainda estamos na fase de sua disseminação ao redor do mundo.

Tudo no mercado e uma questão de contexto. Tenho absoluta certeza de que o vírus será controlado, mas o curto-prazo ainda nos reserva incerteza e volatilidade.

Minha preocupação é com os efeitos secundários do vírus. 

Me pergunto, neste momento, questões como: Qual o tamanho e duração do impacto econômico? Teremos instrumentos para reanimar o crescimento global? Será este o inicio de uma recessão? Estarão os ativos de risco preparados para uma batalha mais longa? Os preços dos ativos já estão ajustados?

Diante de mais dúvidas do que certezas, espero um curto-prazo ainda desafiador e com probabilidade elevada de novas rodadas se pressões negativas.

O Coronavírus e seus impactos continuarão ditando a dinâmica dos mercados globais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?