Brasil: O que tira meu sono?

Confesso que tenho dormido bem, mesmo diante das incertezas e desafios do cenário internacional. Contudo, nas últimas semanas, surgiram alguns sinais um pouco mais mistos – para não dizer mais negativos – em torno do crescimento do Brasil.

É importante deixar claro, logo no começo deste texto, que meu cenário base ainda é de um crescimento na casa (em torno de) 2% este ano. Acho que qualquer coisa entre 1,7%-2,3% seria um número satisfatório do ponto de vista dos mercados e das recomendações de alocação.

Todavia, já estou cansado de saber que o mercado opera em narrativas e, caso tenhamos mais alguns dados negativos de crescimento – como tivemos as Vendas no Varejo, a Produção Industrial, a ANFAVEA – podemos sair da narrativa da “recuperação” para a narrativa do “Brasil não cresce”.

Caso isso ocorra, podemos ter, mesmo que pontualmente, uma correção, uma realização de lucros, mais rápida e acentuada dos ativos locais. Este pano de fundo pode gerar diversos tipos de análises, tais como:

O Governo entrará em desespero e irá abandonar sua agenda liberal; a esquerda poderá voltar a poder em 2022; Paulo Guedes irá cair; o BCB precisa cair ainda mais das taxas de juros, pressionando o câmbio; a bolsa está “esticada” e assim por diante.

Tudo isso pode acontecer, em um cenário alternativo, nos próximos meses. O desafio será entender se este momento, este eventual movimento e essas interpretações, serão apenas  ruídos ou uma mudança de sinal.

Por ora, ainda é cedo para fazer este tipo de análise, mas meu papel sempre será entender as fases do ciclo econômico, os riscos em torno do cenário base e como se comportar e se posicionar diante destes riscos.

No final do ano passado, por uma questão de risco/retorno, fizemos algumas proteções para as carteiras que permitem este tipo de alocação e os clientes que se sentem confortáveis com isso. Continuamos confortáveis com este tipo de posicionamento, enquanto seguimos com bastante alocação em renda variável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?