Bolsa Brasil

A segunda-feira foi de forte correção, ou realização de lucros, das ações cíclicas locais, muito bem representadas pelo índice de Small-Caps ou pelo ETF chamado de SMAL11, com queda de quase 3% ao longo do dia.

Acredito que o movimento seja normal, natural e, até certo ponto, saudável e esperado após o forte rally verificado desde o último trimestre do ano passado.

Por ora, não vejo mudança de cenário ou de tendência. Entendo que alguns ativos tenham ficado com “valuations” excessivamente elevados, mas o fluxo para a bolsa tenha ajudado a sustentar este movimento.

Nos últimos dias, vimos correções, em alguns ativos, na casa de 15% a 25%. O movimento parece alto, mas está em linha com a volatilidade desta classe ou destes ativos.

Acredito que o momento seja oportuno para aqueles que estavam esperando uma oportunidade de alocação, começarem este movimento. Aqueles que reduziram há algumas semanas, ou estavam esperando uma realização, devam começar a se posicionar novamente.

Como sempre será difícil de adivinhar o tamanho dos movimentos, está alocação deve ser feita de maneira parcimoniosa, talvez dividida em “tranches”. Eu vinha recomendando algumas proteções desde fins de janeiro. Acredito que as proteções devam ser mantidas, mas a exposição possa ser aumentada aos poucos.

O risco continua a ser uma ruptura maior derivado do Coronavírus na China, ou dados ainda mais fracos de crescimento no Brasil. Isso poderia ser “trigger” para correções mais fortes, mas ainda não é o cenário base.

A posição técnica pode ter ajudado a correção, com muitos fundos alocados nos mesmos ativos.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?