Daily News – Risk-on!


A despeito de uma deterioração nos casos de Coronavírus ao redor do mundo, os ativos de risco operam em forte alta essa manhã, após expressiva recuperação dos mercados na China.

De um lado, temos a forte injeção de liquidez promovida pelo PBoC na China. De outro lado, uma piora expressiva no quadro global de infecção. Por ora, a liquidez vem ganhando essa queda de braço.

Em relação ao Coronavírus, vimos um aumento de infecções e de fatalidades na China. A primeira fatalidade em Hong Kong, o primeiro caso na Suíça – de um indivíduo evacuado do foco da crise na China – e uma aceleração de casos na Tailândia.

A impressão é que quase todos aqueles evacuados da cidade foco da crise, ou uma parcela expressiva deles, apresenta sinais da doença. A situação está longe de ser estabilizada, mas os mercados parecem mais interessados na liquidez global, pelo menos por ora.

As primarias democrata em Iowa ficaram sem resultado devido a problemas na apuração durante a noite.

Ontem, nos EUA, o ISM Manufacuring ficou acima das expectativas, superando a barreira de 50 pontos e sinalizando para um crescimento ainda saudável no país. Isso também ajudou a estabilizar o humor global a risco ao longo da segunda-feira, mesmo que o número já seja atrasado após os eventos recentes.


Mantenho minha visão praticamente inalterada. Reforço minha mensagem do final de semana:

 Neste momento, recomendo cautela e parcimônia. Quem fez proteção para os portfólios, o momento é de esperar o momento certo para administrar o tamanho e os instrumentos.

Quem está esperando para alocar recursos em ativos de risco, oportunidades serão criadas, mas faria em “tranchees” e ao longo do tempo.

Os próximos dias serão de elevada volatilidade. Quem tem visão de longo-prazo, só resta navegar este período. Quem está muito alocado e não aguenta volatilidade, o ideal é ajustar o tamanho de suas alocações.

Até acredito que uma vez estabilizada a epidemia, os mercados tendem a se estabilizar e apresentar uma recuperação, talvez rápida e acentuada.

Contudo, no médio-prazo, a recuperação da economia global se mostrará muito mais frágil, curta e pouco potente, deixando o crescimento global em situação delicada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?