Daily News – Otimismo prevalece, a despeito das incertezas.


Os ativos de risco estão apresentando mais um dia de expressiva recuperação. Ao que tudo indica, a abundante liquidez global está dando o tom otimista dos mercados, a despeito de sinais mistos de crescimento (vide abaixo) e de uma situação ainda bastante incerta na China.


O destaque dessa manhã ficou para o reporte da mídia de que a China estaria reduzindo pela metade as tarifas de importação de cerca de US$75bi de produtos dos EUA. A medida seria para amenizar os problemas de abastecimento oriundos do Coronavírus.

Na Alemanha, o Factory Orders apresentou mais um mês de forte queda, abaixo das expectativas. O número é de dezembro, ou seja, anterior aos problemas com o Coronavírus. O número indica uma recuperação global ainda frágil e bastante incerta:


Ontem, as vendas no varejo da Área do Euro deste mesmo mês já haviam surpreendido negativamente as expectativas com forte queda.

No Brasil, o BCB cortou a Taxa Selic para uma nova mínima histórica de 4,25% e sinalizou pausa neste ciclo de corte de juros. Dentro do esperado. Próximos passos? Apenas o tempo dirá...meu cenário base é de taxas baixas no horizonte relevante de tempo.


Vejo a curva de juros "sem graça" para alocações relevantes. Exceto por uma surpresa no cenário, não me parece um ativo que trará grandes ganhos de capital no curto-prazo.

Quanto a política monetária, os ciclos não morreram. Estamos no momento da pausa para um período de avaliação.

Nos EUA, o ADP Employment apresentou forte alta em dezembro, sinalizando para a continuidade de um bom momento para o mercado de trabalho dos EUA.

Tenho bastante dificuldades de me juntar neste momento mais otimista das bolsas globais, diante dos riscos e incertezas presentes no cenário. Prefiro manter um otimismo com alguns setores do mercado local - como a bolsa, através da devida seleção de gestores - mas buscando ativamente proteções e um bom balanceamento do portfólio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?