Daily News – Coronavírus, Crescimento e Câmbio.

Os ativos de risco estão apresentando movimento de aversão a risco está manhã. Convenhamos, contudo, que os movimentos são extremamente módicos, até este momento, se comparados ao forte “rally” verificado nos últimos dias.

Assim, ainda é muito cedo para acreditar em uma inversão de tendência. O que está tentando alterar a dinâmica do mercado é a revisão de números de casos de Coronavírus divulgada pela China na noite de ontem.

Quase 15 mil novos casos de infectados e cerca de 250 fatalidades foram divulgadas após mudanças de metodologia de contagem (seja lá o que isso queira dizer). O número e a postura da China trazem enorme incerteza em torno da real situação do Vírus e do país.

Eu venho sendo mais cauteloso e negativo com os impactos econômicos do vírus no crescimento global, especialmente em meio a um ambiente onde se vê fragilidade no mundo, mesmo antes da eclosão do vírus, como podemos ver nos gráficos abaixo:



De qualquer forma, o mercado segue em uma toada positiva, sustentada pela elevada liquidez global.

No Brasil, as vendas no varejo decepcionaram, trazendo uma pitada de incerteza ao cenário. Comentei um pouco sobre isso na tarde de ontem, aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1227693851994992640?s=20.

O número foi fraco e seu qualitativo idem:


Além disso, Paulo Guedes trouxe uma enorme incerteza ao mercado de câmbio. O dólar ontem superou a barreira dos 4,35, puxado por diversos vetores: baixo crescimento, expectativa de juros mais baixos, ausência de fluxo, EUR fazendo novos pisos, piora nas contas externas e etc.

Guedes sinalizou certo conforto com o movimento e o presidente do BCB não se mostrou preocupado em entrevista durante a noite.

O BCB até pode intervir para administrar a velocidade do movimento, mas parece cada vez mais claro que estamos saindo da banda de 4,0-4,25 que vigorou nos últimos meses para um novo patamar de 4,20-4,50 que poderemos atingir nas próximas semanas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?