Daily News – Coronavírus & Mercados Financeiros: Update:

Obs: Estou com problemas de conexão de internet, então pode haver instabilidade nesta mensagem.

A noite foi de forte queda das bolsas na China, após os mercados do país reabrirem passado o Ano Novo Lunar. O movimento era em grande parte esperado, dado o que vimos acontecer nos demais ativos de risco ao redor do mundo na semana passada.

A novidade, na verdade, foi o bom desempenho dos demais mercados durante a noite. Por ora, parece que as medidas de suporte anunciadas pela China foram suficientes para conter os efeitos colaterais do Coronavírus nos mercados financeiros globais.

Eu mantenho minha visão de que o curto-prazo será marcado por elevada volatilidade e incerteza, mas sem uma tendência ou dinâmica específica. Na margem, sigo um pouco mais cauteloso com o cenário.

Os dados econômicos divulgados durante as últimas horas, todos eles ainda anteriores a eclosão do Coronavírus, podem ser classificados, na melhora das hipóteses, como mistos.

Na Coreia do Sul, as exportações de janeiro apresentaram um arrefecimento, após aceleração nos últimos dois meses. O número ainda é muito mais saudável e positivo do que aquele que vigorou ao longo de 2019, mas a perda de “momento” é um ponto de atenção relevante.

O mesmo vale para os PMI´s ao redor do mundo. Após breve recuperação, vimos um arrefecimento nos PMI´s da Europa e da China – isso mesmo antes do Coronavírus.

Estes números mostram que existe uma recuperação u estabilização do crescimento global, mas talvez ele seja muito mais frágil, curto e pouco potente do que o imaginado anteriormente.

Na agenda do dia, destaque absoluto por para o ISM Manufacturing nos EUA. O Chicago PMI na sexta-feira apresentou forte queda. Existe a chance de ele ter sido influenciado pelos problemas na Boeing, mas é um vetor que pode ser determinante para a direção dos mercados globais nos próximos dias.

Reforço que o Coronavírus é um grave e imensurável problema social para o mundo. Para os mercados, o crescimento global deve ser um foco muito mais agudo e o Coronavírus tende a atuar na direção de pressionar ainda mais este vetor de maneira negativa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?