Daily News – Em busca de um milagre?


Os ativos de risco continuam bastante voláteis e, neste momento, operam pressionados. O fluxo de notícias segue negativo, com novos países anunciando seus primeiros casos e países já assolados pelo Coronavírus divulgando uma aceleração de infectados.

O mercado deverá continuar seguindo as notícias em torno do vírus e sua repercussão na economia global. Nos últimos dias, já vimos um ajuste relevante de preços e “valuations” de mercado que, há muito, me pareciam esticados:





Os ativos aparentam estar com preços mais ajustados, mas estamos no meio de um processo onde ainda não sabemos o real impacto na economia. Nestes momentos, é sempre difícil prever até onde irá a correção.

Começamos, apenas nos últimos dias, há ouvir das empresas que suas metas de lucros/resultados, não serão atingidas este ano. Além disso, começamos a ver a divulgação de algumas fábricas interrompendo produção devido a “quebra” na cadeia de produção global.

Este pode ser o início de um  processo um pouco mais prolongado (como escrevi aqui, https://mercadosglobais.blogspot.com/2020/02/riscos.html e aqui, https://mercadosglobais.blogspot.com/2020/02/uma-bomba-relogio.html).

Na China, ainda não há sinais consistentes de que o país esteja voltando a normalidade. Quanto mais tempo este processo demorar, mais aguda será a “crise”:


No Brasil, estamos (e estaremos) a mercê do cenário internacional. Ontem vimos forte pressão na bolsa, no câmbio e na curva longa de juros.

Neste momento, as dúvidas ainda são maiores do que as certezas. Por isso, esperamos um curto-prazo de maior volatilidade e incerteza. O risco de uma recessão global aumentou consideravelmente nos últimos dias. À medida que este risco aumentou, houve também uma desconfortável, porém inevitável, reprecificação dos mercados, no Brasil e no mundo.

Temos convicção que este desafio será superado pela sociedade no longo-prazo, mas teremos que ter parcimônia dado a visão de que teremos semanas, talvez meses, de incerteza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?