Daily News – Otimismo prevalece, Desafios Continuam.

Primeiro a notícia mais positiva das últimas horas. Os casos de infectados e fatalidades de Coronavírus na China continuam aumentando, mas a taxa de aumento dos infectados, ou seja, o “delta”, mostra redução substancial. Isso é um primeiro passo, ou um primeiro sinal, de sucesso na contenção da epidemia.

Os investidores estavam olhando para este indicador como um vetor importante para a dinâmica dos mercados. Minha opinião não mudou. Continuo mais cauteloso e negativo com os impactos do Coronavírus no crescimento global.

Como tenho escrito, passamos pela fase do pânico, agora estamos passando pela fase do otimismo com a recuperação e, acredito eu, passaremos pela fase da decepção com a recuperação do crescimento, mas isso só ficará evidente nos próximos 2 a 4 meses.

Nesta frente, os dados recentes, anteriores a eclosão da epidemia, já são preocupantes, especialmente na Europa.

Na Alemanha, a Produção Industrial de dezembro apresentou queda de 3,5% MoM e 6,8% YoY, muito abaixo das expectativas:


As exportações subiram módicos 0,1% MoM, contra expectativas de alta de 0,5% MoM,

A produção industrial da Espanha, no mesmo mês, apresentou surpresa negativa semelhante, com alta de 0,8% YoY contra expectativas de alta de 2,2% YoY.

Voltando a China, já é “líquido e certo” que teremos um impacto no crescimento no curto-prazo, mas a questão é qual será o tamanho, profundidade e velocidade de recuperação deste crescimento.

O mercado aposta em uma recuperação em “V”, eu acredito que a recuperação será em “L”, “W” ou “U”, ou seja, muito mais frágil, volátil e incerta. Vale reforçar que é inegável que o crescimento irá se recuperar passado o ápice da crise, mas eu questiono a durabilidade e tamanho desta recuperação em um pano de fundo de fraqueza global pré vírus.

A China anunciou que não irá divugar suas importações e exportações de janeiro, mas temos uma prévia, nada agradável, de alguns países:

Bilateral Trade with #Vietnam YoY: -11.8%

#SouthKorea: *Exports to China YoY: -10.5% *Imports from China YoY: -9.6%

#Brazil *Exports to China YoY: -8.8% *Imports from China YoY: -0.5%

Finalmente, o setor corporativo começa a divulgar os impactos de curto-prazo em seus resultados após um breve período de desafios na China:

#Burberry stock down more than 3% after the company scraps 2020 forecast, closed 24 of its 64 #China stores, while the remaining stores report sales declines of 70-80%. #coronavirus.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?