Daily News – China: Suporte o Governo ajuda na Recuperação. Será Suficiente?


As bolsas da Ásia apresentaram um bom desempenho durante a noite, lideradas pela recuperação dos mercados na China. Com este pano de fundo, estamos abrindo a semana com alta nas bolsas da Europa. Hoje é feriado nos EUA:



Os “policy makers” na China continuam anunciado medidas de alívio financeiro às empresas e provendo liquidez aos mercados, o que explica parte relevante da recuperação das bolsas, mesmo diante de uma incerta recuperação da economia e da vida social no país:


Por outro lado, os novos casos de infectados, segundo dados oficiais, seguem em queda:


O destaque da noite, contudo, ficou por conta da forte queda do PIB do Japão. A queda foi superior a 6% em termos anualizados no último trimestre do ano passado, período anterior ao Coronavírus:



É bem verdade que o país foi obrigado a se ajustar a uma alta já programada de impostos, o que explica a forte queda da demanda doméstica mas, mesmo assim, a queda ficou muito acima das expectativas.

O PIB na Tailândia também surpreendeu negativamente no mesmo período, em divulgação durante esta madrugada.

Ontem fiz uma explanação um pouco mais detalhada sobre o cenário de Brasil (vide aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2020/02/brasil-o-que-tira-meu-sono.html), mas que fique claro que meu cenário base ainda é positivo para o país.

Finalmente, voltando à China, o preço dos imóveis apresentou alguma alta em janeiro, mas vemos que o Coronavírus afetou em cheio o número de vendas e transações, o que deve ser regra nas divulgações de resultados econômicos ao longo dos próximos meses:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?