Daily News – Habemus Crisis!


Após uma queda de cerca de 5% ontem, os futuros de S&P500 caem mais 1,5% neste momento, próxima a 2.900 pontos. A volatilidade é alta, mas os sinais dos demais mercados seguem assustadores: A Treasury de 10 anos opera abaixo de 1,20% - novo piso histórico – as bolsas da Ásia e Europa operam em forte queda, assim como as commodities metálicas.

Podemos dizer que estamos no meio de uma crise de proporções maiores do que o imaginado anteriormente. Nestes momentos, é sempre difícil, talvez impossível, acertar o ponto de inflexão da situação:


Eu gosto da máxima de que, “Markets Stop Panicking When Central Banks Panic, mas desta vez apenas a atuação dos bancos centrais seja insuficiente, assim como foi em 2008. Uma postura mais frouxa certamente irá ajudar a estabilizar o mercado e o humor global a risco, mas medidas adicionais devem ser necessárias.

A situação do Coronavírus continua catastrófica: Na Coréia do Sul os casos estão crescendo a taxa próxima a 1 mil infectados por dia; no Japão, Hokkaido, a oitava maior cidade do país, anunciou uma espécie de “lockdown”; no Irã, uma série de autoridades do alto escalão do governo estão infectados; cidades na Alemanha começam a anunciar medidas drásticas de controle da população; e assim por diante.

O Brasil ainda apresenta apenas 1 caso confirmado, mas certamente dezenas, senão centenas, de novos infectados devem ser observados nos próximos dias. Por ora, somos passageiros do que ocorre no cenário internacional.

No campo econômico, os dados também não ajudam. Na França, o Consumer Spending apresentou queda de 1,1% em janeiro, muito abaixo das expectativas de estabilidade e um número anterior a eclosão do Coronvírus:


Na China, já vemos sinais incipientes de normalização da situação, mas velocidade ainda é excessivamente lenta:




No Japão e na Alemanha os dados de emprego de janeiro mostraram visível deterioração, em níveis abaixo do esperado e em período anterior ao ápice da crise do vírus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?