Daily News – Petrobras surpreende positivamente no Brasil. Coronavírus se espalha pelo mundo.


Ao mesmo tempo em que os dados oficiais da China mostram um arrefecimento do Coronavírus, alguns países apresentam um aumento de casos e de novas fatalidades devido ao vírus.

A proporção de pessoas infectadas ainda é muito baixa perto do que vimos acontecer na China, mas os países assolados pelo vírus já tomam medidas drásticas para evitar o espalhamento de sua contaminação.

Isso certamente irá continuar exercendo pressão baixista sobre o crescimento global nas próximas semanas, quiçá meses.

Não há, pelo menos por ora, sinais de normalização da economia da China:


Em Taiwan, uma economia no entorno da China, com elevada corrente de comércio e importante termômetro para o crescimento global, as exportações de janeiro apresentaram forte contração, superior a 12% em relação ao mesmo período do ano passado:


Interessante observar a dinâmica de queda do Euro, que vem sendo um pilar importante de sustentação de um dólar forte no mundo ao longo deste início de ano:


No Brasil, destaque para o anúncio do balanço da Petrobras. A empresa começa a apresentar consistência positiva em seus resultados, após um bom trabalho de reestruturação. A reação dos “sell-sides”, até agora, foi bastante positiva à divulgação.

Hoje é esperada mais uma paralização dos caminhoneiros, o que pode trazer algum ruído adicional aos mercados locais. A paralização promete ser muito menor do que aquela que vimos no ano passado: https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2020/02/19/representante-dos-caminhoneiros-orienta-motoristas-a-nao-fecharem-estradas.ghtml.

Voltando à China, o PBoC – o banco central do país – anunciou um pequeno corte de algumas linhas de crédito do país. O movimento era esperado e, talvez, o corte tenha sido até mais moderado do que as expectativas.

Neste mesma linha de suporte à economia, os dados de crédito de janeiro mostraram um aumento expressivo das concessões de crédito no mês, em uma dinâmica esperada de suporte ao crescimento diante dos desafios do Coronavírus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?