Daily News – Poucas Novidades, Mesmos Desafios.

Os ativos de risco estão abrindo a semana próximos a estabilidade, após pequeno “sell-off” na sexta-feira. A noite foi de leve queda das bolsas na Ásia. Os eventos envolvendo o Coronavírus e suas consequências continuam ditando a dinâmica e o humor dos mercados.

Abaixo, faço uma breve explanação da minha tese sobre o tema, postada ontem em alguns veículos de comunicação.

Antes disso, no tocante ao cenário econômico, os números divulgados essa manhã continuam apontando para um quadro desafiador.

O JPMorgan divulgou relatório revisando seus números de crescimento global. As mudanças são relevantes e não deve passar despercebidas:


Na China, o CPI apresentou alta acentuada e acima das expectativas. É inegável que o número já traz consequências do Coronavírus, além dos efeitos retardados da Gripe Suína. De qualquer forma, uma inflação alta e ascendente traz um desafio adicional aos governantes chineses.

Menos crescimento, mais inflação e dúvidas sobre a comunicação do governo criam uma instabilidade social que sempre foi rejeitada e evitada pelo governo da China:



Na Itália, seguindo os números fracos da Alemanha e Espanha na semana passada, a produção industrial de dezembro (antes dos efeitos do Coronavírus) apresentou forte retração:

Italian Industrial Production (M/M) Dec -2.7% (est -0.6%; prev 0.1%) -Italian Industrial Production WDA (Y/Y) Dec -4.3% (est -0.4%; prevR -0.8%; prev -0.6%) -Italian Industrial Production NSA (Y/Y) Dec -1.3% (prevR -3.8%; prev -3.7%).

Não alterei minha visão sobre o Brasil e seus ativos, exposta aqui: https://www.linkedin.com/posts/dan-kawa-78361130_brasil-o-d%C3%B3lar-ontem-abriu-no-low-fechou-activity-6631357490955120640-x2HJ.

E minha visão sobre o câmbio, aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1225947286489964545?s=20.

Finalizo hoje com minha pequena contribuição ao debate do Coronavírus e os mercados:


Existe uma grande discussão dos reais números de infectados e fatalidades oriundos do vírus. Este evento já é uma catástrofe humana e social para o mundo. Em relação aos mercados e aos impactos econômicos, queria explanar aqui minha tese.

O mercado me parece muito focado no número de infectados ou no crescimento (ou redução( deste número dia-após-dia. Além disso, há enormes rumores em relação a veracidade, ou não, dos dados oficiais. Minha sugestão é focarmos nos impactos econômicos do vírus.

O mercado me parece muito focado no número de infectados ou no crescimento (ou redução( deste número dia-após-dia. Além disso, há enormes rumores em relação a veracidade, ou não, dos dados oficiais. Minha sugestão é focarmos nos impactos econômicos do vírus.

Enquanto tivermos países fechando suas fronteiras para a china, para os chineses e para aqueles que estiveram na China, a pressão sobre a cadeia de produção será elevada e o impacto no crescimento será negativo e crescente.

Continuamos a ver países, regiões e cidades tomarem medidas drásticas para conter a contaminação. Neste momento, infelizmente, não há sinais de alívio nesta frente. Assim, por ora, sigo com uma visão mais negativa do que a média em relação aos impactos econômicos deste evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?