Daily News – Guerra Comercial, Banco Central Europeu e CPMF.


Os ativos de risco estão operando com tom positivo, mas longe dos melhores momentos da noite.

O destaque fica por conta do anúncio pelos EUA de que irão adiar as tarifas adicionais sobre as importações de produtos da China de 1 para 15 de outubro. Este é mais um sinal de “goodwill” positivo para que ambos os países cheguem a um acordo comercial.

Este movimento feito pelos EUA deve manter o cenário de curto-prazo mais positivo, mesmo que eu ainda veja enormes desafios de longo-prazo para a economia global.

De qualquer forma, pegando o S&P como parâmetro – como temos feito quase que diariamente – significa que o patamar de 3.000 pontos deve ser testado, mas ainda vejo como uma “banda” de cima do “range”, que deveria ser respeitado.

As atenções do dia estarão voltadas para a decisão do Banco Central Europeu (BCE). Espero um corte de juros, um “forward guidance” e uma série de promessas de medidas adicionais caso o cenário demande. Não tenho certeza de que teremos o anúncio de uma nova rodada de QE já nesta reunião.

Tendo a acreditar que as medidas serão inócuas no longo-prazo, mas talvez suficientes para manter o humor de curto-prazo mais construtivo.

O mercado gosta de operar narrativas e a narrativa do momento é a possível recuperação do crescimento global e a aproximação entre EUA e China. Apenas se estes vetores forem desafiados, teremos uma mudança de tendência. Acomodação e/ou realizações de lucro de curto-prazo são possíveis.



No campo econômico, a produção industrial da Europa apresentou queda de 0,4% MoM e 2% YoY, abaixo das expectativas, mostrando um quadro ainda desafiador de crescimento.


No Brasil, o debate da CMPF foi enterrado com a demissão do Secretário da Receita. A CPMF é um imposto ruim e sua queda deve ser vista como positiva. Escrevi ais sobre o país aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/09/brasil-de-volta-ao-jogo.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?