Daily News – Brasil: Juros baixos por mais tempo = Bolsa alta como nunca na história.


Os ativos de risco estão operando com leve viés negativo, ainda digerindo a decisão do Fed de ontem. Comentei mais a fundo sobre isso aqui, https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/09/copom-fomc-e-petrobras.html.

Queria focar a primeira parte deste diário no Brasil. O Copom cortou a Taxa Selic para 5,5% e tudo indica que novos cortes estão por vir. Acredito que os juros ficarão mais baixos por mais tempo no Brasil.

Isso deve continuar causando uma mudança estrutural na maneira do Brasileiro investir, “empurrando” o investidor para ativos com maior potencial de retorno. Sigo optando por alocações no mercado de renda variável local.

Entendo que o cenário externo possa trazer volatilidade aos preços e que a alta não será em linha reta, mas vejo uma tendência clara de alta para a bola local, sustentada pelos fundamentos econômicos, pelo nível de preço e valuation atrativos e por um quadro técnico saudável, com possibilidades de fluxos recorrentes e relevantes.

A proposta da Reforma Tributária segue tramitando no Congresso e sendo estudada e ventilada pela equipe de Paulo Guedes, mas ainda sem uma direção concreta ou apoio incondicional. Vejo o debate como positivo, mas seu avanço precisa ocorrer em algum momento:



No cenário externo, a noite foi de poucas novidades. As bolsas globais seguem próximas as seus picos recentes, com alguma volatilidade, mas mantendo-se na “bandas” que eu tanto tenho falado neste fórum.

Sigo preocupado com o cenário internacional, mas vendo a atual fase do ciclo como uma fase de maior volatilidade, pouca tendência e muita incerteza. Em algum momento, esse cenário precisará ficar mais claro, seja para o lado positivo ou negativo.

Ainda acredito que estamos na fase de operarmos em algumas “bandas” largas, com o S&P, por exemplo, entre 2.800 e 3.000 pontos.

Interessante notar que já há movimentos entre setores e empresas relevantes, a despeito do nível dos índices. Podemos estar diante da ressurreição dos fundos “Valor” nos EUA, após mais de 10 anos de sucesso absoluto dos fundos índice ou ETF passivos:



Finalmente, o cenário para crescimento continua desafiador, a despeito de alguns sinais muito incipiente e erráticos de estabilização:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?