Daily News – Cenário negativo. Dólar forte.


Os ativos de risco estão abrindo a terça-feira com alguma pressão, mas em torno dos níveis do fechamento de ontem.

Devido ao feriado nos EUA, as variações apresentadas hoje se referem ao diferencial em relação ao fechamento do mercado na sexta-feira.

Os rumores em torno da dificuldade em agendar um encontro entre China e EUA em setembro, como era esperado, além de todos os problemas já comentados neste fórum no final de semana (vide aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/09/final-de-semana.html) justificam o movimento de hoje.

Sigo bastante negativo com o cenário internacional, mas entendendo que na ausência de algo novo devemos manter os “ranges” recentes. Neste caso, tomando o S&P como exemplo, temos respeitado o patamar de 2.800 com 3.000. Na minha visão, neste momento, o risco é de um rompimento da banda de baixo.

O mercado de câmbio, por sua vez, parece em uma tendência mais clara de dólar forte no mundo, com questões mais “macro globais”, mas também devido a questões locais, como podemos ver abaixo.

Destaque para a queda da GBP abaixo de 1,20, após mais uma rodada de incertezas em relação ao Brexit e a direção política que será tomada na Inglaterra:


Interessante observar que a moeda da China (CNY) segue sua trajetória de depreciação e se encontra nos níveis mais baixos deste ciclo em relação ao Dólar (USD). Contudo, o governo/PBoC tem mostrado capacidade de fazer com que o movimento seja suave e bem administrado:



Como comentei ontem, este tem sido um vetor importante de pressão para o Real (BRL) (vide aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/09/brasil-cambio-em-foco.html.

No Brasil, interessante artigo do Valor Econômico sobre a agenda de emissões de ações (IPO) que estão por vir, mostrando um mercado saudável e aquecido:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?