Daily News – Otimismo prevalece. Juros abrem taxa.


A noite foi de poucas novidades. Destaque da agenda do dia para os dados de emprego nos EUA as 9h30. Daria atenção especial ao “mix” entre criação de vagas de trabalho e os rendimentos médios reais, que podem trazer informações relevantes para a dinâmica dos ativos de risco no curto-prazo.

Nos últimos dias, o destaque ficou por conta de um forte “sell-off” no mercado de bonds desenvolvidos, ou acentuada abertura de taxa de juros destes mercados.

O sinal de aproximação entre EUA e China e a possibilidade de medidas menos agressivas de política monetária nos EUA e na Europa – após declarações nesta linha no Canada e na Austrália – explicam parte destes movimentos.

A outra parte pode ser explicada por uma posição técnica comprometida e por um “valuation” esticado. Vejo um curto-prazo desafiador para essas posições, mas ainda vejo valor no mercado de juros dos EUA, onde acredito que as taxas curtas voltarão ao patamar de zero nos próximos meses.


A China anunciou um corte de 50bps no Reserve Ratio, ou vulgo compulsório. Esta medida já havia sido sinalizado há alguns dias atrás. A medida é positiva para manter os ativos de risco sustentados no curto-prazo, como tenho escrito nos últimos dias. Ainda tenho dúvidas de que será suficiente para reverter o quadro de desaceleração estrutural da economia.

Na Alemanha, a produção industrial de julho voltou a decepcionar, com uma queda superior as expectativas (-0,6% MoM vs expectativas de +0,4% MoM). Aqui, não há nenhuma novidade. Os sinais de desaceleração e recessão continuam espalhados, enraizados e crescentes.


Na minha humilde visão, e tentando ser muito "contrarian" dado a dinâmica e os preços de mercado, a nova bolha está no mercado de crédito nos EUA. Porém, só veremos isso em uma eventual desaceleração da economia, que me parece cada vez mais próxima:


No Brasil, a dinâmica de fechamento do mercado ontem foi ruim, com o dólar não conseguindo confirmar o rompimento do 4,10 (para baixo) e a bolsa entregando bastante performance no final do dia.


Houve um certo ruído com a indicação do novo nome para a PGR, além de alguma acomodação dos preços externos.


"Corporate profits used to be directed mainly to capital spending, now they go to dividends and share buybacks"




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?