Cenário - Feedback EUA

Cenário:

Estou fazendo um "roadshow” nos EUA, conversando com gestores, bancos, economistas, fundos e parceiros. Tenho algumas rápidas observações de cenário (outras questões mais profundas de alocação, seleção de gestores, parcerias e etc estão sendo tratadas internamente e junto aos clientes, se você tiver interesse contate um representante da TAG Investimentos).

  • Estamos no estágio avançado do ciclo econômico.
  • Contudo, ninguém espera uma recessão severa.
  • Os investidores estão com muito dinheiro em caixa, esperando momento atual para alocar. Acho que isso tem ajudado a sustentar o mercado, dado um quadro técnico saudável.
  • A bolsa dos EUA está cara, mas de Europa e Japão está barata. Para investidores “Valor” o momento é ideal para comprar esses dois últimos mercados.
  • A política monetária no G10 é ineficaz neste estágio do ciclo. Juros baixos pioram a situação. A política monetária, especialmente na Alemanha, precisará entrar em cena. Se isso ocorrer, compre setores cíclicos da bolsa.
  • A Guerra Comercial deve se estender por muito tempo. Algum acordo pontual deve ser anunciado, mas não um acordo completo e estrutural.
  • Ninguém tem interesse em Brasil. Juros não tem carrego, moeda está sem tendencia e a bolsa atrai poucos investidores.

Conclusão: Um portfolio balanceado nunca foi tão importante. Será difícil gerar retorno apenas com ‘beta” direcional, o “alpha” será fundamental. Continuo com visão mais conservadora. Acredito que tenha que ter caixa para colocar o capital para trabalhar se e quando o mercado realizar. Olharia com mais carinho para bolsas de Europa e China, gestores específicos e de Valor, neste caso, para alocações em renda variável. Sigo gostando de renda fixa, gestores ativos de de retorno absoluto. Alguns fundos “Alternativos” ou “Hedge Funds” de nicho fazem sentido, especialmente Long-Short, Macro e Crédito Estruturado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?