Daily News – Fed em Foco!


Os ativos de risco estão operando próximos a estabilidade, na espera da decisão de politica monetária por parte do Fed e de uma nova atuação do Banco Central Americano no mercado de “funding”.

Depois de uma abertura rápida e acentuada das taxas de juros no mundo desenvolvido, estamos já, desde o começo da semana, em uma nova “mini” tendência de fechamento de taxas de juros no mundo desenvolvido.

A despeito da atuação ontem, onde injetou cerca de US$53bi no mercado, ainda há pressão no mercado e uma nova injeção de US$75bi está programada para hoje. Já crescem as expectativas, inclusive, do Fed ter que anunciar uma espécie de “QE Light” para lidar com o problema de liquidez do mercado.

De qualquer forma, o cenário base para o FOMC hoje é de um corte de 25bps e uma sinalização de que o Fed está preparado para atuar com medidas adicionais caso necessário.



A situação do Petróleo na Arábia Saudita parece que poderá se normalizar até o final do mês. O risco geopolítico ainda deve permanecer elevado.

Os dados de crescimento divulgados hoje na Europa (registros de carros, construção e indústria na Itália) seguiram mostrando um cenário de pressão negativa no crescimento. O mesmo vale para as exportações e importações do Japão.

A despeito das expectativas de recuperação global do crescimento, os dados correntes seguem bastante negativos.

No Brasil, dois artigos do Valor precisam ser mencionados.

Primeiro, um possível avanço da regulamentação das debentures:


Segundo, o governo ainda estuda alternativas para  CPMF. Guedes parece estar com ideia fixa em torno deste tema, ou sem muita saída/solução para a arrecadação do país:





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?