Daily News – Equilíbrio Instável.

Os ativos de risco estão abrindo a semana sem tendências definidas, mas com leve viés de recuperação.

No Brasil, a mídia está digerindo os eventos envolvendo o (ex) presidente do BNDES, que já comentei aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/06/daily-news-brasil-ruidos-politico.html. Não há novidades relevantes no país ao longo desta noite.

No cenário internacional, o destaque absoluto fica por conta de mais uma rodada de queda das taxas de juros de mercado e das taxas das inflações implícitas na Europa.



Fonte: Bloomberg / The Market Ear

Os ativos de risco seguem sustentados pela expectativa de que medidas adicionais de política monetária serão suficientes para estabilizar a economia global. O Morgan Stanley fez comentários bastante pertinentes nesta linha (reproduzido aqui: https://www.zerohedge.com/news/2019-06-16/morgan-stanley-idea-bad-now-good-ludicrous) que tendo a concordar e é um dos pontos que tenho insistido neste fórum há alguns meses.

Na ausência de uma estabilização dos dados de crescimento econômico ao redor do mundo, vejo o momento atual como um equilíbrio instável e insustentável, pois acredito que estamos no estágio final do ciclo econômico e o poder dos instrumentos atuais de política monetária são limitados.

Acredito que apenas a recuperação dos dados de crescimento será capaz de sustentar os mercados nos atuais níveis e com a dinâmica positiva. A ausência desta recuperação deverá levar a uma tendência mais clara e negativa de pressão generalizada dos ativos de risco, que hoje vemos apenas em alguns cantos do mercado, como as commodities metálicas não preciosas, a queda nas taxas de juros e a alta dos metais preciosos, todos sinais de alerta para os demais ativos de risco, como as bolsas dos países desenvolvidos.

Nesta linha, os números de exportação de Cingapura apresentaram arrefecimento adicional em maio. A despeito de ser uma economia pequena, por estar encrostada na Ásia e ter corrente de comércio elevada, suas exportações são vistas como termómetro para o crescimento da Ásia, da China e do mundo.


Fonte: Bloomberg


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Juros Brasil

Pausa