Mercado de Trabalho Americano

By Dan Kawa

 

Os dados do mercado de trabalho americano de março mostraram redução no ritmo de criação de vagas de trabalho, mas ainda ritmo saudável. A Taxa de Desemprego voltou a cair. Há claros sinais de arrefecimento nos rendimentos médios reais, um dos indicadores mais importantes para a política monetária americana.

 


Os números de hoje não alteram o cenário de curto-prazo. Acredito que os dados de inflação (Core CPI e Core PCE) devem se tornar o foco do mercado nas próximas semanas.

 

Na minha visão, o cenário, hoje, está dividido entre mais uma alta de juros de 25bps ou manutenção no atual patamar. Não vejo espaço, neste momento, para argumentos a favor de cortes de juros ainda este ano.

 

O impacto da crise bancária nas condições financeiras e de crédito serão determinantes para determinar o fim (ou não) do ciclo de alta de juros, assim como a taxa terminal que será adotada pelo Fed. De qualquer maneira, acredito que estamos muito próximos do fim do ciclo de alta e deveremos conviver com juros mais altos, por mais tempo.

 

Há dois riscos em torno deste cenário base: (1) Probabilidade em torno de 5% a 10% de inflação ainda alta, demandando juros terminais mais elevados (2) Probabilidade de 10% a 15% de uma desaceleração mais acentuada da economia, levando a corte de juros ou uma desestabilização maior da economia em algum momento dos próximos meses.

 

Os números de hoje foram saudáveis e não dão pistas adicionais em torno da economia. Não vejo mudanças para as recomendações de alocação e portfólio.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Juros Brasil

Pausa