Daily News – O Sorriso do Dólar (Dollar Smile)

Ainda diante de um quadro técnico favorável, com muitos investidores céticos com relação ao cenário econômico e o valuation das bolsas, a divulgação de um PPI (inflação ao produtor) nos EUA abaixo das expectativas acabou levando a um novo movimento de forte alta dos ativos de risco ontem, liderados pelas bolsas dos países desenvolvidos.

 

Hoje pela manhã, destaque para mais uma rodada de forte alta das Cryptos.

 


O mercado me parece estar caminhado no que ficou conhecido como “Dollar Smile”. Na parte a esquerda do “sorriso” a economia está saudável e robusta. A inflação ainda é alta, o que acaba dando uma sustentação ao dólar no mundo.

 

Conforme o ciclo caminha à direta do “sorriso”, ela passa pelo vale, onde a economia está desacelerando, sem recessão, com sinais mais positivos de inflação, mas ainda saudável. Neste momento o dólar se enfraquece e os ativos de risco apresentam bom desempenho. Acredito que estamos nesta fase do ciclo.

 

Um pouco mais à direita, contudo, a economia desacelera mais fortemente, geralmente com inflação cadente (mas não necessariamente). A desaceleração pode virar uma recessão. A economia perde suporte e o cenário vira de aversão a risco. Neste ambiente, o dólar se fortalece. Em algum momento do ciclo, acredito que poderemos entrar nesta fase, mas ainda não parece que estamos nele.

 

Nos EUA, a utilização dos instrumentos de liquidez do Fed mostra algum arrefecimento, em sinal de acomodação da crise bancária:

 


A queda dos agregados monetários nos EUA é um sinal de alerta ou um indicador que pode anteceder uma desaceleração maior da economia:

 


No Brasil, o mercado segue em um modo de ajuste de posições, com o negativismo de muitos gestores dando suporte aos ativos locais, especialmente no câmbio e no juros (“climbing the wall of worry”)

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Juros Brasil

Pausa