Daily News – China: O Sol Volta a Brilhar

O PIB da China apresentou alta acima das expectativas no primeiro trimestre do ano, a despeito de indicadores mais mistos em março. O número de hoje pode colocar riscos altistas para o crescimento chinês para ao no de 2023 fechado:

 


Olhando a abertura dos indicadores de março, vemos uma dinâmica em linha com a minha tese de que a recuperação pós-covid seria liderada pelo consumo interno e não por investimentos, infraestrutura ou o setor imobiliário, como historicamente ocorria no passado recente.

 


Os números de março mostraram alta mais acentuada das vendas no varejo, a despeito de alguma decepção da produção industrial e dos investimentos:

 



Continuo mais construtivo com o cenário para a China e vendo um balanço favorável de risco versus retorno nos ativos do país:

 


No Brasil, o BTG Pactual fez um estudo mostrando o aumento relevante de empresas entrando em concordata (“quebrando”). Os números são explicados por um ambiente de juros altos, inflação ainda elevada em meio a uma desaceleração do crescimento:



 

Atualmente, eu vejo os juros altos como o principal “vento contrário” ao bom desempenho dos mercados. Caso as taxas de juros consigam cair de maneira apropriada e saudável, este será o vetor determinando para uma virada mais estratégica e de longo-prazo da tendência dos ativos locais.

 

As expectativas de inflação continuam em patamar alto e subindo, o que torna o trabalho do banco central ainda um pouco complicado em sua jornada para ancorar as expectativas e evitar altas adicionais da inflação:

 


Acredito que deveremos ter condições de corte de juros no Brasil no segundo semestre deste ano, mas entendo que este cenário ainda é bastante nebuloso e incerto, a depender do peso que o BCB irá colocar em cada uma das variáveis locais.

 

A posição técnica do mercado apresentada pelo relatório mensal do BofA, um dos mais completos do mercado, mostra investidores ainda cautelosos e mais alocados em renda fixa do que em bolsa, o que explica parte do bom desempenho recente das bolsas globais:

 



*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Juros Brasil

Pausa