Daily News – Brasil: O Caminho dos Juros

A despeito dos problemas ainda evidentes no setor bancário americano, a divulgação de bons resultados corporativos de algumas “Big Techs” está ajudando a dar sustentação aos índices de bolsa dos EUA, em especial, os índices mais concentrados neste nicho de ação.

 

Ontem à tarde foi a vez da Meta (Facebook) divulgar um resultado acima do esperado e ver suas ações subirem mais de 8% no “after-market”.

 

No Brasil, o IPCA15 ficou abaixo das expectativas, porém com uma abertura qualitativa que ainda inspira atenção por parte do BCB. O nível de alta dos núcleos de inflação e a pressão altista em “serviços” ainda é um ponto de atenção que tem sido usado pelo BCB como argumento para se ter perseverança no processo de desinflação do país:

 



De qualquer forma, há um processo de desinflação no país que não poder ser ignorado. Resta a dúvida de qual será a sua velocidade, de agora em diante, para que as condições para um relaxamento da política monetária sejam iniciadas.

 

Ainda no Brasil, os indicadores de crédito mostram claro arrefecimento da oferta (fluxo) de crédito, um aumento de inadimplência, e aumento do custo para o tomador de crédito. Este é um vetor adicional que está atuando na direção de um menor crescimento do país nos próximos meses:

 




As condições da economia ainda não parecem ideais para um afrouxamento das condições monetárias por parte do BCB, mas me parece que estão caminhando na direção para que o ambiente seja propício para um primeiro passo nesta direção.

 

Há um grande debate do mercado em relação a este caminho. A curva de juros (os traders) acreditam que uma queda de juros “mais cedo do que tarde”. Já os economistas, em sua maioria, esperam cortes de juros apenas no começo para meados de 2024.

 

O eventual começo de um processo de distensão monetária poderia ser um importante vetor de sustentação para a melhora do humor em relação aos ativos do país, com a bolsa em maior evidência.

 

Minha visão é um pouco mais negativa com relação ao crescimento corrente do país nos próximos meses, mas ainda tenho dúvidas em relação a persistência inflacionária dentro deste pano de fundo.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Juros Brasil

Pausa