Daily News – Visibilidade Comprometida

Os ativos de risco tiveram uma terça-feira de forte pressão, liderados pela queda de 50% nas ações do First Republic Bank (FRC) e dos receios em relação aos desenvolvimentos no setor bancário. Comentei sobre minhas expectativas para este setor mais a fundo no texto de ontem: https://mercadosglobais.blogspot.com/2023/04/daily-news-bancos-de-volta-aos-holofotes.html.

 

Não acredito que o problema no sistema bancário americano seja, neste momento, sistêmico. Contudo, acredito que o aperto das condições de crédito e, consequentemente, das condições financeiras, derivadas dos problemas bancários, terá um impacto relevante na economia. Já é claro a forte desaceleração dos agregados monetários, como o M2:

 


Este pano de fundo deverá ajudar na desaceleração do crescimento e, eventualmente, na antecipação e na aceleração de uma provável recessão.

 

Na noite de ontem o resultado de Alphabet e Google ficaram acima das expectativas, o que está dando suporte aos índices de bolsa americanas neste começo de dia. A Microsoft, e a tese que Inteligência Artificial que está em voga, estão ajudando na forte alta da ação no “pre-market”.

 

Interessante observar, todavia, que já há sinais mais claros de uma deterioração nos “earnings” das empresas. Este ano deverá ser um ano de mais “stock picking” para o mercado de ações nos EUA (e, acredito eu, também no Brasil):

 


A aproximação da discussão fiscal nos EUA (“Debt Limit”) está levando a uma forte alta do CDS americano, que está gerando algum ruído no mercado. Acredito que este será um tema passageiro, sem impacto de longo-prazo para os mercados.


 

Além da forte alta do CDS, há um aumento de taxas nas T-Bills curtas, com o mercado apreensivo com a possibilidade de eventual “evento de default” de curto-prazo por parte dos EUA. Acredito que essa possibilidade seja remota, mas certamente tem hoje probabilidade mais elevada do que há alguns dias atrás.

 

No Brasil, as vendas no varejo e os dados de contas externas, ambos divulgados ontem, não trouxeram grandes novidades ou mudanças ao cenário local. Ainda espero uma desaceleração mais acentuada do que o consenso do crescimento do país nos próximos meses:

 



A decisão do STF sobre a cobrança de ICMS sobre incentivos fiscais para o setor de varejo está gerando forte pressão negativa no setor. A decisão é esperada para hoje.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Juros Brasil

Pausa