Daily News – Da “Inflação” para a “Recessão”

Os ativos de risco estão abrindo o dia com leve viés negativo, porém com movimentos pouco expressivos, neste momento.

 

Após quase 1,5 anos em que a Inflação dominou a narrativa de mercado, o Crescimento passou a ser o grande foco dos investidores nos últimos dias. Escrevi um pouco mais sobre isso na noite de ontem, aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1643733504897818626?s=20.

 

Dois riscos que precisam ser monitorados no cenário americano e que ainda não me parecem estar definitivamente (ou estruturalmente) endereçados. O primeiro, é a saída de depósitos dos bancos, que já vinha ocorrendo antes da quebra do SVB:

 


Segundo, o mercado de Commercial Real Estate (CRE) que segue dando sinais preocupantes e pode ter impacto relevante na economia e no setor bancário:

 


Estes dois vetores devem levar a um aperto adicional das condições de crédito, que já estão em níveis compatíveis com recessões nos EUA:

 


No mundo, os indicadores também dão sinais de desaceleração do crescimento, com o PMI Global caindo abaixo de 50pts e mostrando queda adicional da atividade econômica:

 



Na China o cenário ainda é mais construtivo, com o Caixin Services PMI subindo de maneira mais robusta, ficando em linha com os sinais mais positivos dos indicadores de alta frequência que temos monitorado diariamente:





 

No Brasil, os ativos locais seguem operando as idiossincrasias internas. De um lado, o anúncio do Arcabouço Fiscal retirou um risco de cauda do cenário, o que acabou ajudando a ancorar o mercado de juros e de câmbio.

 

De outro lado, os rumores em relação a possível aumento de carga tributária ou mudanças de tributação para alguns setores da economia tem mantido a bolsa um pouco mais pressionada, porém operando temas nichados e específicos.

 

Os sinais de desaceleração do crescimento do país estão se acumulando. Isso pode acabar dando espaço para o BCB aliviar o seu discurso em relação as taxas de juros e ajudar a abrir caminho para uma queda da Selic no segundo semestre deste ano, a depender da evolução da inflação: https://twitter.com/DanKawa2/status/1643635230312366080?s=20.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Juros Brasil

Pausa