Daily News – Risk-Off

Os ativos de risco estão dando continuidade a forte aversão a risco verificada na segunda metade da semana passada e acelerada após a divulgação dos dados de inflação nos EUA na sexta-feira. Estamos diante de forte queda nas bolsas, commodities, cryptos e bonds. A correlação entre as classes de ativos está elevada e os movimentos são fortes.

 


A inversão da curva de juros nos EUA, com o mercado já colocando probabilidade de alta de 75bps na próxima reunião do FOMC, com subsequentes cortes de juros já em 2023, é um indicador preocupante para a dinâmica dos mercados:

 



Comentei mais a fundo sobre isso nos últimos dias, aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1535352894903525381?s=20&t=XIMoVNjQznkxmXneCJNLVw.

 

Em linhas gerais temos: Inflação alta, forte queda na confiança dos consumidores, perspectiva de forte desaceleração econômica no mundo e nova rodada de lockdowns na China. Comentei mais visualmente sobre isso, aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1535963916945313792?s=20&t=XIMoVNjQznkxmXneCJNLVw.

 

Interessante observar a correlação inversa entre a inflação e o valuations das bolsas, o que explica parte relevante do movimento recente dos mercados:

 


O Brasil, por ora, será refém desta aversão a risco internacional.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?