Daily News – Acomodação ou Recessão?

Com um evidente aperto das condições financeiras nos EUA (e no mundo), há um acúmulo de sinais de desaceleração da economia americana:

 




Ainda é cedo para concluirmos se estamos diante de uma acomodação de meio de ciclo econômico, ou no início de uma fase mais aguda de final de ciclo, com risco de recessão. De qualquer forma, este é um vetor que continuará atuando como uma restrição para o bom desempenho estrutural dos ativos de risco.

 

Na Coreia do Sul, um importante termômetro para o crescimento global devido a alta corrente de comercio, há evidentes sinais de desaceleração da demanda mundial. Parte e explicada pelo lockdown na China e deve ser revertida, mas parte precisa ser monitorada:

 


A alta no preço dos combustíveis, com os estoques em níveis historicamente baixos, é um componente adicional de restrição de demanda e pressão altista na inflação do mundo:

 




Na Alemanha, as vendas no varejo de abril caíram 5,4% MoM, muito abaixo das expectativas de queda de 0,5% MoM.

 


No Brasil, ontem, dois dados positivos foram divulgados: (1) Taxa de Desemprego em queda e melhor do que as expectativas e (2) Mais um mês de resultado fiscal melhor do que o esperado pelo mercado: https://twitter.com/DanKawa2/status/1531620989158801408?s=20&t=W_IQS8T3v6S1JuE8cMx3Iw

 

Continuo vendo a situação econômica no Brasil mostrando sinais mais positivos e animadores, especialmente se comparados as expectativas.

 

A inflação no país ainda é o grande problema a ser endereçado, conforme reafirmou o presidente do BCB: https://valor.globo.com/financas/noticia/2022/05/31/campos-neto-demanda-por-bens-na-pandemia-gerou-maior-procura-por-energia-e-elevou-inflacao-global.ghtml.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?