Daily News – Inflação -> Estagflação -> Recessão

Seguimos em uma dinâmica em que o mercado está deixando de olhar apenas a inflação como problemas para o mundo, e passando a dar atenção grande a uma possível recessão. Isso tem reverberações diferentes para cada classe de ativo e cada região do mundo.

 

Falei mais a fundo sobre este tema aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1539989519671468032?s=20&t=Md8MkajXFC-dN8U0MVE2vQ.

 

A dinâmica do mercado ontem já mostra bastante este pano de fundo, como mostrei aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1540071236201488385?s=20&t=Md8MkajXFC-dN8U0MVE2vQ.

 

Não há sinais consistentes de recuperação do crescimento da China nos indicadores de alta frequência:

 




Estou vendo a recuperação recente das bolsas norte americanas com dois ângulos: (1) Uma recuperação técnica, natural, após um excesso de pessimismo de curto-prazo nos indicadores de sentimento. O final do semestre pode estar ajudando a sustentar este movimento e (2) Um alívio nas ações de “growth”, impulsionadas pela queda da taxa longa de juros em um ambiente de risco desaceleração econômica.

 

No Brasil, a peso de commodities em nossa economia e na nossa bolsa, aliada a um ambiente fiscal mais incerto, estão levando a uma deterioração mais acentuada de nossos ativos.

 

Na Alemanha, o IFO – um dos principais indicadores de confiança da Europa – apresentou queda superior as expectativas, confirmando um cenário desafiador para o crescimento da região:

 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?