Daily News – Incertezas continuam

Os ativos de risco estão apresentando pequena recuperação, após um forte “sell-off” verificado ontem. Comentei sobre o ambiente para o mercado mais a fundo aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1536458275151089664?s=20&t=GwAIWsK3PHhV0-oZMfeI7w.

 

Tivemos os dois piores dias de desempenho das bolsas em alguns anos:

 


Nestes momentos, é natural que tenhamos movimentos de reversão, pontuais e sem sustentação, onde recuperações irão ocorrer. Há sinais de excesso e pessimismo, novamente, nos indicadores de sentimento. Como comentei no link acima, isso não significa mudança de tendência:

 


Já há um consenso de que o mundo está entrando em um período de desaceleração econômica e, eventualmente, em uma recessão:

 


As taxas dos ativos de crédito seguem em alta, criando oportunidades para aqueles com visão de longo-prazo e estômago para aguentar volatilidade de curto-prazo:

 



O Brasil segue refém deste panorama internacional, com nossas questões específicas. O Congresso aprovou a queda do ICMS para redução do preço dos combustíveis: https://valor.globo.com/politica/noticia/2022/06/13/senado-aprova-texto-base-do-projeto-que-fixa-limite-para-icms-sobre-combustveis.ghtml.

 

Em meio a alta galopante de preços, os motoristas de ônibus em SP entram em greve hoje: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2022/06/13/motoristas-de-onibus-confirmam-greve-a-partir-da-meia-noite-em-sao-paulo.ghtml.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?