Daily News – Aversão a Risco: A Hora das Commodities!

O “bear market rally” de ontem durou pouco e hoje já estamos amanhecendo com movimentos coordenados de aversão a risco, com queda nas bolsas, commodities e cryptos, além de dólar forte e fechamento das curvas longas de juros.

 

Uma vez mais, chamo a atenção para a queda das commodities e dos ativos dependentes das commodities, no que me parece ser um movimento claro de que a narrativa de desaceleração do mundo ganha corpo, transformando o risco de inflação em risco de estagflação (comentei isso aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2022/06/da-inflacao-para-estagflacao.html):

 


O próprio Fed divulgou estudo mostrando aumento substancial do risco de recessão nos próximos meses: https://twitter.com/NickTimiraos/status/1539399796049551360?s=20&t=1EFeaK-Pr7nn1wEWWd9jGQ.

 

Nos EUA, Biden deve anunciar um “Tax Holiday” para o mercado de combustíveis, na tentativa de segurar a inflação no país.

 

No Reino Unido, a inflação atingiu 9.1% YoY, maior nível em décadas, mas dentro das expectativas do mercado:

 


No Brasil, o governo e o Congresso parecem caminhar para novas medidas de suporte fiscal, talvez fora do Teto dos Gastos, com intuito de dar algum alívio de renda à sociedade (ou a nichos da sociedade). A medida, caso efetivada, não deve ser vista com bons olhos pelo mercado: https://valor.globo.com/politica/noticia/2022/06/21/crise-dos-combustiveis-governo-planeja-dar-voucher-a-caminhoneiros-e-fazer-mudancas-no-vale-gas.ghtml.

 

Na China, há rumores de que Ant Financial, empresa do setor financeiro da Alibaba, esteja avançando com sua licença de operação. Isso pode ser um sinal importante de alívio regulatório para as empresas de tecnologia do país, e dar suporte adicional ao setor na bolsa (que já vem mostrando forte recuperação este mês):

 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?