Daily News – China: Vetor Positivo de Curto-Prazo

Após uma sexta-feira de aversão a risco, os mercados globais estão abrindo em tom positivo essa semana. Os EUA começam a anunciar medidas que visão ajudar a frear a alta inflacionária, como a exceção de algumas tarifas de importação de produtos da China, o que parece estar dando ímpeto aos mercados essa manhã.

 

Entendo que as medidas possam ser vistas como positivas no curto-prazo, mas certamente são insuficientes para conter a escala inflacionária, hoje muito mais enraizada diante de um mercado de trabalho apertado, como confirmamos nos dados de emprego divulgados na sexta-feira.

 

Em nossa carta mensal de maio discorremos um pouco mais sobre nosso processo de investimentos e sobre nosso cenário base, aqui: https://www.taginvest.com.br/arquivos/carta-mensal-maio-2022.pdf.

 

No final da semana passada estive em mais um evento sobre cenário internacional, cujas conclusões coloco abaixo:

 


Ainda espero um mercado com alta volatilidade e não descarto movimentos adicionais de pressão negativa. A visibilidade de direcionamento de curto-prazo está um pouco mais embaçada devido a posição técnica do mercado, já bem mais “limpa” e “leve” do que nos meses anteriores, mas em um cenário estrutural ainda extremamente desafiador.

 

As ações da Didi, empresa chinesa de mobilidade, sobem 50% no pre market, após rumores de que o governo chinês irá encerrar o processo de avaliação da empresa: https://www.wsj.com/articles/china-to-conclude-didi-cybersecurity-probe-lift-ban-on-new-users-11654501320?mod=hp_lead_pos6.

 

Este movimento está ajudando todas as ações de empresas de tecnologia da China, com o índice subindo perto de 7% neste momento.

 

A China é um vetor de viés mais positivo de curto-prazo, com abertura da economia, novos estímulos e sinais de alívio na caçada regulatória das empresas de tecnologia. Elevamos nossa alocação a está classe de ativos na virada do mês:

 

Poucas novidades relevantes no Brasil nos últimos dias. O PIB ficou levemente abaixo das expectativas, mas com uma composição ainda saudável. A produção industrial apresentou leve alta em abril, dentro das expectativas do mercado.

 

As eleições já parecem estar fazendo mais preço nos ativos locais, se pegarmos o desempenho das ações de estatais como Petro e BB em dias de pesquisa eleitoral. Este tema deve ganhar tração de agora em diante.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?