Daily News – Bancos Centrais em Foco!

Todas as atenções do dia estarão voltadas para a reunião de política monetária nos EUA e no Brasil.

 

Nos EUA, espero uma alta de 75bps nas taxas de juros e um discurso duro por parte do Fed, sinalizando para uma eventual alta de mesma magnitude na reunião seguinte. O Fed precisa retomar a sua credibilidade de combate a inflação até mesmo como modo de ajudar a estabilizar o mercado.

 

No Brasil, espero uma alta de 50bps e que o BCB mantenha alguma flexibilidade em relação aos seus próximos passos O ciclo de alta de juros no Brasil está próximo do fim e os próximos passos devem ser apenas “ajustes finos”, ou seja, altas muito mais moderadas.

 

No caso local, o BCB precisa medir os efeitos defasados da alta rápida e acentuada da Taxa Selic ao longo dos últimos meses e um caminho mais moderado de agora em diante me parece ser a postura correta.

 

Na Europa, o ECB convocou uma reunião de emergência para tratar da forte alta dos spreads/taxas de juros dos países da periferia da região. Isso está ajudando a dar sustentação ao EUR essa manhã. Ainda estamos aguardando quais medidas serão anunciadas e se serão sustentáveis e eficientes para evitar novas rodadas de abertura de taxas/spreads.

 



Na China, os dados de atividade econômica de maio ficaram acima das expectativas, mostrando recuperação após alguma normalização com a reabertura de partes do país. A recuperação é positiva para o curto-prazo e para o humor em relação aos ativos chineses.

 



Contudo, ainda há enorme desafio para manter um crescimento aceitável ao longo do ano, em meio a batalha contra a pandemia e diante de um mercado imobiliário ainda fragilizado.

 

Dado a relação de risco e retorno, aproveitei os últimos dias para retirar algumas proteções/hedges dos portfólios que haviam sido colocados no final de maio. Não vejo, ainda, mudança de tendência negativa.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?