Daily News – Brasil: Menos inflação no curto-prazo, mais riscos no longo-prazo.

Os ativos de risco estão abrindo o dia em tom negativo. Como escrevi ontem: Acho difícil acreditar em reversão mais positiva de tendência dos mercados com Petróleo a $120, Gás Natural subindo 10% (e fazendo novo pico) e Treasury 10 anos novamente a 3%. Seguimos em um ambiente internacional bastante desafiador.

 

O índice de commodities da Bloomberg atingiu seu pico histórico ontem, mostrando ainda intensa pressão altista na inflação e pressão baixista para o consumo global:


 

O quadro geral para a bolsa dos EUA também não é de todo positivo, com sinais preocupantes em alguns nichos do mercado:

 


Há indicadores antecedentes que apontam para uma desaceleração da economia global:

 



No Brasil, na noite de ontem, o governo anunciou medidas que visam reduzir o impacto da inflação de energia/petróleo na sociedade, com impacto fiscal não desprezível. Copio aqui excelente análise de Juliano Ferreira, Estrategista Chefe de Brasil da corretora internacional BGC:

 

Aparentemente o mercado cogitava um anúncio bem mais negativo, pelos players envolvidos na reunião e pelo cenário que se desenhava de uma coletiva incomum. Fica a sensação de que Guedes teve algum êxito ao segurar, pelo menos por agora, planos mais ambiciosos do próprio Bolsonaro e do centrão. O impacto fiscal, a despeito de maior do que o previsto, “parece” contido pela trava das receitas extraordinárias.

 

Outro ponto de destaque é o problema regimental e de trâmite legislativo, que pode atrapalhar a efetivação de todos esses riscos. O governo suplica por uma retórica política que o livre da culpa pela alta dos preços de combustíveis. A coletiva atende (parcialmente) a essa demanda. Será suficiente? Continuará dependendo da escalada de preços e das pesquisas de intenção de voto.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?