Daily News – Brasil: Cenário & Alocações.

Estamos amanhecendo com os ativos de risco em tom de estabilidade, com o mercado a esperada dos dados de mercado de trabalho de junho nos EUA. Estes números podem ser um importante divisor de águas para a dinâmica de curto-prazo dos ativos de risco.

 

Como comentei ontem (aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1410583623665860615?s=20), um mercado de trabalho muito mais forte do que o esperado pode levar o Fed a antecipar e acelerar o seu processo de normalização monetária, o que poderia ter impacto negativo sobre alguns nichos de mercado que apresentam valuations, preços e posição técnica um pouco mais desafiadores.

 

No caso de números positivos, porém não “bombástico”, devemos seguir neste pano de fundo construtivo para os ativos de risco em geral. Mesmo com dados muito fortes, espero apenas espasmos de volatilidade nos mercados, sem ainda uma mudança definitiva de tendência.

 

Vale lembrar que mais importante do que a direção da política monetária no mundo (e nos EUA, em especial) o mercado costuma reagir mais a velocidade desta direção. Apenas a percepção de que o Fed (e os demais bancos centrais do mundo) estão muito atrás da curva (ou muito atrasados neste processo de normalização monetária), com risco inflacionário alto e crescente, seria capaz de alterar de maneira mais estrutural o cenário.

 

Este risco não é desprezível e precisa ser monitorado, especialmente nos atuais níveis de alguns ativos de risco (comentei isso aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1410699894701035522?s=20), mas ainda não me parece ser o cenário base uma mudança de tendência.

 

No Brasil, a situação política segue mais conturbada, o que tem levado a uma correção dos ativos locais. Comentei sobre o quadro político mais a fundo, aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2021/06/daily-news-politica-brasil-crescimento.html. Mantenho minha visão sobre o tema, a despeito dos desenvolvimentos recentes.

 

A recente correção da bolsa local levou o mercado de ações a uma situação de valuation bastante atrativa para os padrões históricos. Continuo com recomendações de alocações acima da média no mercado local de ações, em gestores ativos e de “valor”:

 




Acredito que um câmbio próximo ou abaixo de 5,00 seja um bom patamar para a execução de hedges/proteções visando um câmbio mais alto no segundo semestre do ano e no ano que vem:




Gosto de carregar alguma posição em juros no Brasil nos atuais patamares, mas ainda em tamanho contido e dando preferência ao mercado de juros reais (NTN-Bs). A recente queda dos FII´s também abriu uma oportunidade de eleva alocação nessa classe de ativo.

 

Voltando ao cenário internacional, a variante Delta parece que deverá atrasar a reabertura e recuperação da Europa. Contudo, neste momento, as vacinas ainda parecem eficazes e não há motivos para alterar a expectativas de continuidade da normalização econômica e social do mundo.

 

O risco, por ora, parece ser de atraso deste processo, dado que a vacinação ainda não levou a imunidade total ou quase total da população mundial e a Europa, em especial, ainda estava atrasada neste processo. 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional. 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?