Daily News – Os Riscos do Oriente – Parte II

Os índices de ações na China tiveram uma noite de forte queda. Pela primeira vez em algum tempo, estamos observando algum contágio deste movimento para os demais ativos ao redor do mundo. Abaixo, discorro mais sobre o tema:



O que chama atenção neste movimento é não apenas o setor de Tech está pressionado mas a cadeia de Real Estate, importante setor para a sociedade chinesa, está em forte queda, na esteira dos problemas da Evergrande (que tenho comentado neste fórum diariamente).

 

No geral, a queda, neste início de semana, está mais disseminada e pode trazer maiores reverberação aos demais ativos de risco ao redor do mundo.

 

Outro destaque do final de semana ficou para alta das Cryptos, com o Bitcoin testando novamente o patamar de $38,000.

 

Tenho comentado sobre a situação na China. Na sexta, escrevi o seguinte: https://mercadosglobais.blogspot.com/2021/07/daily-news-os-riscos-do-oriente.html.

 

Concluindo da seguinte forma: Na China, continuamos observando uma situação delicada de curto-prazo, que merece atenção, mas ainda sem contágio para o resto do mundo.

 

A situação na China é delicada e merece atenção. Não temos ainda contágio para o resto do mundo e o governo fará de tudo para evitar rodadas adicionais de desaceleração. Contudo, diante da importância do país para a economia e os mercados internacionais, não podemos minimizar os problemas do país, que podem causar novos espasmos de volatilidade nos mercados.

 

Já havia feito um apanhado geral sobre a situação chinesa há algumas semanas, aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2021/07/china-cenario-mercados-e-bolsa.html.

 

Onde escrevi: Acredito que, neste momento, precisamos separar o curto-prazo do longo-prazo. No curto-prazo entendo que o cenário se mostra mais turvo, tanto em termos econômicos quanto em termos regulatórios. Espero mais volatilidade e, eventualmente, novas rodadas de pressão nesses ativos.

 

No longo-prazo, contudo, acredito que a China e as empresas de tecnologia chinesas continuarão na vanguarda do avanço tecnológico mundial. A questão regulatória deve ser superada e endereçada. Parte dos riscos regulatórios já parecem estar embutidas nos atuais preços.

 

Na sexta-feira reforcei minha postura mais cautelosa de curto-prazo, aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1418571642570223616?s=20.

 

Na Alemanha, o IFO – um dos indicadores de confiança mais importantes da Europa – apresentou queda, ficando abaixo das expectativas do mercado. A Variante Delta e uma acomodação natural do ciclo econômico explicam o movimento:


 

No final de semana, fiz uma atualização sobre a Variante Delta, aqui: https://www.linkedin.com/posts/dan-kawa-78361130_pandemia-covid-inglaterra-activity-6825022349868355584-VZc8.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?