Daily News – Os Riscos do Oriente

As bolsas dos EUA e da Europa estão abrindo em alta, a despeito de mais um dia de pressão nas bolsas da China. A alta da bolsa americana está sendo suportada por uma temporada, até o momento, positiva para os resultados corporativos do último trimestre.

 

Na China, continuamos observando uma situação delicada de curto-prazo, que merece atenção, mas ainda sem contágio para o resto do mundo.

 

De um lado, o mercado de crédito passa pelo processo de reestruturação (e eventual default) da Evergrande, um dos maiores conglomerados ligados ao setor imobiliário do país. Vejo o desempenho de algumas ações chinesas hoje:


 

De outro lado, o governo segue com a mão mais pesada na regulação de alguns setores específicos. Desta vez, o foco é no setor financeiro e educacional: https://www.bloomberg.com/news/articles/2021-07-23/china-is-said-to-mull-turning-tutoring-firms-into-non-profits

 

CHINA CENTRAL BANK: FOR OVERSEAS IPOS, NON-PAYMENT INSTITUTIONS SHOULD REPORT TO LOCAL C.BANK OFFICES.

 

Não à toa, as ações do setor de educação caíram pela metade nos últimos dias:




A situação na China é delicada e merece atenção. Não temos ainda contágio para o resto do mundo e o governo fará de tudo para evitar rodadas adicionais de desaceleração. Contudo, diante da importância do país para a economia e os mercados internacionais, não podemos minimizar os problemas do país, que podem causar novos espasmos de volatilidade nos mercados.

 

Na Europa, o PMI do Reino Unido decepcionou o mercado, ficando abaixo das expectativas em julho:



Os PMIs dos países da Área do Euro, por sua vez, se mantiveram robustos:





O fluxo para ativos de renda fixa dedicados emergentes foi positivo na última semana:



O gráfico abaixo mostra um indicador de valuation das bolsas globais, mostrando a importância que o Asset Allocation; a seleção de setores e regiões; e a seleção de ativos terá nos portfólios nos próximos meses:



No Brasil, o artigo do Estadão comentado neste fórum na manhã de ontem foi negado pelos personagens da matéria. O mercado viu com bons olhos a nomeação de um expoente do Centrão ao Ministério da Casa Cívil, que pode ajudar na governabilidade e na aprovação de reformas nos próximos meses.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional. 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?