Daily News – Inflação: Um Fenômeno Global

A terça-feira foi de realização de lucros, após a divulgação de dados de inflação acima das expectativas nos EUA. Estamos amanhecendo hoje com os mercados relativamente estáveis, mas ainda há espaço para um período de digestão dos números de ontem.

 

Comentei sobre os números ontem mesmo, aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2021/07/eua-inflacao-primeira-impressoes.html.

 

Há sim um bom argumento de que parte relevante da inflação corrente é pontual, mas há sinais cada vez mais evidentes de pressões inflacionárias mais espalhadas:



 

Hoje pela manhã, o Reino Unido divulgou sua inflação de junho com números também muito acima das expectativas:





 

Estou mais cauteloso no curto-prazo. Há muitos anos o mercado não convive com inflação alta no mundo, com os juros tão baixos e os valuations e posição técnica dos ativos em níveis pouco triviais. Acho que um pouco de cautela no curto-prazo não faz mal a ninguém:

 





Como? Comprando proteções baratas (Puts de SPY e QQQ para dezembro), alocando em gestores ativos e em fundos de Retorno Absoluto, com “beta” mais baixo em relação as bolsas.

 

No atual cenário, prefiro as bolsas do Brasil e de China do que EUA e demais desenvolvidos. No Brasil, pelo valuation ainda atrativo e a posição técnica mais saudável. Na China, pela recente realização de lucros em Tech, que melhorou o valuation e a posição técnica, sem deixar de ser um tema secular:

 



Ainda vejo um risco versus retorno ruim no mercado de crédito e renda fixa internacional, no geral. Prefiro fundos “Alternativos” offshore, que buscam performar em qualquer ambiente e “beta” baixo com a bolsa e renda fixa.

 

Importante monitorar o aumento do número de casos de Covid nos EUA, que parece seguir a tendência de Europa e Reino Unido:




Na Área do Euro, a produção industrial de maio apresentou queda de 1% no mês:

 



Notícia da Bloomberg que pode gerar algum debate nos próximos dias: https://www.bloomberg.com/news/articles/2021-07-14/yellen-powell-to-discuss-financial-risks-of-hot-housing-market.

 

No Brasil, a proposta da Reforma Tributária vindo do Relator modificou pontos polêmicos da proposta do Governo e abriu um caminho mais razoável para as aprovação, sendo muito menos danosa as empresas do país e podendo ser mas positiva para o cenário: https://valor.globo.com/politica/noticia/2021/07/13/relator-do-ir-confirma-reducao-do-irpj-em-125-pontos-para-aliquota-base-de-25percent.ghtml.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?