Daily News – China, Inflação e Reforma Tributária.

Os ativos de risco estão operando próximos a estabilidade neste momento. O destaque da noite ficou por conta dos dados de atividade econômica de junho, na China.

 

Os números ficaram acima das expectativas do mercado, mas mostraram desaceleração nas comparações interanuais, em muito explicadas pelo efeito base do pós pandemia:






Nos últimos dias a China sinalizou para algum ajuste em sua política creditícia e monetária, com queda de Compulsório (RRR) e dados mais fortes de crédito em junho. Vejo duas interpretações aqui:

 

(1) No curto-prazo, pode haver um receio de que a economia tenha desacelerado mais do que o desejado.

 

(2) No longo-prazo, mostra comprometimento do governo em evitar desacelerações mais acentuadas do crescimento do país.

 

O tema “inflação no mundo” continua sendo um dos riscos que monitoro. Além do Core CPI nos EUA na terça, o PPI ontem e as evidências anedóticas do Beige Book também na quarta-feira, todos nos EUA, apontam para uma inflação mais elevada no país.

 

A inflação alta e uma eventual mudança de postura e de política monetária por parte do Fed não deveria ser, por si só, um evento negativo. A direção da política monetária importa menos que sua velocidade e sua intensidade.

 

Isso é, o mercado só deve se preocupar caso fique a impressão de que o Fed (e os demais bancos centrais) estejam “atrás da curva” e precisarão promover um “cavalo de pau”, rápido e acentuada, retirando liquidez do mercado.

 

Além disso, o quadro técnico pode ser fonte de preocupação, com valuations pouco triviais e posição técnica global idem:




Interessante observar que o mundo emergente já deu início a um processo mais prolongado de ajuste de taxa de juros:



No Brasil, a nova proposta da Reforma Tributária foi muito bem-vista pelos investidores, pelos efeitos mais positivos nas empresas e nas ações listadas na bolsa.

 

O presidente está internado com problemas de saúde, ms, por ora, não temos mais informações a respeito de seu estado.

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?