Daily News – Aversão a Risco. Ásia em foco.

Os ativos de risco estão apresentando movimento claro e coordenado de aversão a risco (“Risk-Off”), com bolsas, commodities metálicas e cryptos em forte queda, alta das commodities metálicas preciosas, dólar forte e fechamento de taxa de juros.



Ontem comentamos sobre os últimos desenvolvimentos negativos nos países emergentes (https://mercadosglobais.blogspot.com/2021/07/daily-news-riscos-tendencias.html).

 

Já tinha comentado um pouco mais a fundo sobre o pano de fundo na China (https://mercadosglobais.blogspot.com/2021/07/china-cenario-mercados-e-bolsa.html).

 

O movimento de hoje parece ter se iniciado na Ásia, liderado pela China, mas ajudado pelo anúncio de um novo “Estado de Emergência” em Tóquio, no Japão, cidade que irá sediar as Olimpíadas em poucos dias e cuja o processo de vacinação ainda é lento.

 

Além das questões envolvendo a China já citadas no link acima, problemas pontuais em alguns países emergentes, ainda podemos citar, como vetores para o movimento de curto-prazo:

 

- Posição técnica ruim

- Preços e Valuations de alguns ativos “esticados”

- Cenário de crescimento mais brando no mundo no segundo semestre

- Riscos altistas para a inflação

- Variante Delta se espalhando pelo mundo

 

Ainda vejo o momento atual como um novo “espasmo” de volatilidade, que pode causar correções de 5% a 15% em alguns mercados, mas ainda sem mudança clara de tendência ou de cenário.

 

Nos últimos dias, o fechamento das taxas de juros no mundo desenvolvido já vinha dando um sinal de atenção aos demais ativos de risco e, agora, parecem ter entrado no radar. Abaixo, os papéis de 10 anos da Alemanha e a curva de juros futuras dos EUA:



Com a China em um estágio mais avançado do ciclo econômico, já há rumores de um possível corte de compulsório (RRR) além da possibilidade de um corte de juros. Por um lado, isso deve ajudar a dar sustentação à economia no longo-prazo.

 

Por outro lado, contudo, gera ruídos e incomodo de curto-prazo, pois passa a sensação de que o ciclo econômico chinês possa estar em um ponto de inflexão, para pior.

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?