Daily News – Política Brasil, Crescimento Chinês e Europa.

A manhã está sendo de leve realização de lucros nos ativos de risco, com queda das bolsas, commodities e cryptos, além de leve dólar forte no mundo. Os movimentos são, por ora, marginais e não há mudanças significativas de cenário ou tendências de mercado.

 

No Brasil, a CPI da Pandemia ganha contornos mais complicados ao Governo, com acusações de propinas na compra das vacinas. Ainda não existem provas concretas ou públicas dessas acusações. O Presidente ainda não foi levado, totalmente, ao centro desta nova acusação.

 

Assim, se, por um lado, há espaço para que o Presidente se distancie das novas acusações, por outro lado, a CPI ajuda a fragilizar a situação do Executivo, tornando sua posição mais frágil politicamente.

 

 A CPI, assim, consegue atingir seu objetivo de fazer o governo “sangrar” lentamente. As propostas de reformas vindas do Executivo devem “custar mais caro” politicamente, assim como sua posição política perante a sociedade fica mais fragilizada à medida que o tempo passa e as eleições e 2022 se aproximam.

 

Em relação a Reforma Tributária, entramos na fase do debate, após o primeiro grande “balão de ensaio”. Não temos grandes novidades desde ontem (vide aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2021/06/daily-news-brasil-digerindo-reforma.html).

 

Na China, os PMI`s de junho ficaram abaixo das expectativas do mercado e apresentaram alguma queda/acomodação:




Vale lembrar que a Chin está em um ciclo econômico mais avançado e maduro. Então, era normal esperar alguma acomodação do crescimento. Precisamos nos atentar para qual será a velocidade e magnitude desta acomodação, pois poderá reverberar ao resto do mundo e dos mercados.

 

Neste momento, os números apontam para uma “estabilização” marginal, normal e esperada do crescimento.

 

Nos EUA, a reabertura continua fluida:



A “Variante Delta” é um risco que precisa continuar a ser monitorado. Alguns países sentem o efeito de aumento do número de casos, mas ainda se aumento expressivo de hospitalizações ou óbitos. Além disso, não parece haver “evasão imune” às vacinas.

 

Assim, por ora, não parece que a Delta será capaz de levar a novos “lockdowns” generalizados como nas demais “ondas” anteriores da pandemia, mas apenas atrasar a recuperação de alguns países/regiões.

 

Na Europa, o CPI ficou abaixo das expectativas do mercado (1,9% YoY e 0,3% MoM), ainda muito puxado pela alta de Energia, mas já apresentando moderação em relação aos meses anteriores:


 

Há uma expectativa de moderação da inflação após a recente queda do preço internacional das commodities e passada a fase de “recuperação em V” da economia.

 

Na Alemanha, os dados de emprego se tornaram positivos pela primeira vez desde a pandemia, confirmando o cenário de recuperação do país e de toda a Europa:



*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?