Daily News – Golpe!?

A noite foi de poucas novidades no cenário internacional. Os ativos de risco estão dando continuidade ao seu movimento de recuperação após o espasmo de volatilidade observado no final da semana passada e começo desta semana.

 

Comentei mais a fundo sobre este tema nos últimos dias, aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2021/07/daily-news-risk-on.html.

 

No Brasil, amanhecemos com uma matéria do Estadão que já está gerando ruído nas mídias sociais.

 

Segundo o texto, o Ministro da Defesa teria feito uma sinalização/pressão ao Congresso em relação ao voto impresso e possibilidade de “golpe” e não realização de eleições democráticas: https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,ministro-da-defesa-faz-ameaca-e-condiciona-eleicoes-de-2022-ao-voto-impresso,70003785916.

 

O tema é bastante polêmico e qualquer menção a palavra “golpe” soa de maneira preocupante dentro de uma democracia. O artigo traz informações – não confirmadas – que devem gerar preocupação e ruído de curto-prazo.

 

Contudo, o teor da matéria é um pouco mais ameno do que o seu título, pois o episódio, por ora, se limitou a uma eventual sinalização e pressão de um membro do governo sobre interlocutores de outras Casas.

 

Não parece, neste momento, haver apoio político para nada neste sentido. Além disso, não há sinais de que os militares estariam dispostos a seguir por este caminho. Não podemos, de forma alguma, minimizar o evento, mas parece ser mais uma pressão política do que uma intenção que será concretizada ou um caminho que será seguido.

 

Ainda temos um longo caminho até as eleições. Será um período tortuoso e turbulento. Eventos como esse devem entrar no radar dos investidores. O Executivo está lidando com perda de popularidade e pesquisas eleitorais desfavoráveis a ele, o que está gerando reações erráticas e agressivas.

 

Voltando ao cenário internacional, a consultoria de dados Exante fez um excelente apanhado sobre a pandemia nos EUA. Há sinais de aumento do número de casos, mas a dispersão entre os Estados é grande e os óbitos seguem baixos:






 

Na China, precisamos monitorar o mercado de crédito, onde a Evergrande, maior empresa do setor de Real Estate do país, passa por problemas sérios. O grande ponto de interrogação é com o governo irá conduzir a situação e qual a capacidade do país em evitar contágio a outros setores da economia:




 

Deixo aqui um bom resumo sobre este tema: https://twitter.com/TheLastBearSta1/status/1417492372573798412.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional. 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?