Daily News – Momento das Proteções.

Em um dia de feriado prolongado nos EUA, em que a liquidez deve permanecer prejudicada, o destaque da manhã fica por conta da alta no preço das commodities metálicas.

 

No podcast de ontem, fiz um apanhado geral e mais profundo sobre o cenário, aqui: https://anchor.fm/tag-investimentos/episodes/04072021---Cenrio--por-Dan-Kawa-TAG-Investimentos-e13tkd9

 

Ainda hoje iremos divulgar nossa carta mensal, em que falaremos sobre nossas estratégias de alocação, além do cenário econômico.

 

Para não soar excessivamente otimista, a despeito dos obstáculos de curto-prazo, tenho sim recomendando algumas estruturas de proteção para este segundo semestre, focado nos mercados de renda variável local e internacional, além do mercado local de câmbio:



Acredito que o atual patamar de preços e volatilidade implícita já justificam proteções com vencimento no final deste ano. Ainda vejo um cenário base construtivo, mas existem riscos crescentes que não podem ser ignorados.

 

Como ainda não vejo motivos para reduzir alocações em ativos de risco, vejo oportunidades para mudanças de estratégias e compra de proteções/hedges.

 

Na China, o Caixin PMI Services apresentou forte queda em junho. Este é mais um sinal de maturação do ciclo econômico do país e precisará ser acompanhado no detalhe para medirmos a magnitude e duração desta acomodação:



Por ora, não vejo motivos para alterar a visão de que a China está em um ciclo econômico mais avançado, o que enseja alguma acomodação. Contudo, o segundo semestre pode vir a ser mais desafiador para o país e os ativos que dependem da dinâmica e do crescimento chinês.

 

Na Europa, o número final do PMI de junho confirmou o bom momento da economia:



A pandemia voltou ao noticiário europeu, com a Variante Delta elevando o número de novos casos da população mais jovem e ainda não vacinada. Isso pode atrasar, em certa medida, a recuperação da região, mas ainda não vejo motivos para uma mudança de tendência de recuperação ou de cenário.

 

A semana passada foi novamente marcada por uma compra de dólares dos investidores internacionais:




Finalmente, a posição técnica mostra sinais de exagero em alguns mercados específicos:



 

A posição técnica comprometida pode gerar espasmos de volatilidade, mas dificilmente, sozinha, leva a mudanças de tendência ou dinâmica de mercado. Para isso, será preciso um “trigger” específico.

 

O próximo grande obstáculo do mercado ficará por conta dos números de inflação de junho nos EUA, além do monitoramento da situação da China, da Variante Delta e da postura dos Bancos Centrais e da inflação ao redor do mundo. 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional. 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?