Daily News – Delta + Estagflação = Correção

Os ativos de risco tiveram ontem um dia de forte pressão. Hoje pela manhã, estamos observando alguma recuperação das bolsas, mas com sinais ainda de fragilidade no geral. As commodities e cryptos operam em queda e o dólar mais forte no mundo. O Bitcoin está abaixo de $30.000 pela primeira vez desde janeiro deste ano:

 


Por cima da superfície, o argumento para a realização de lucros ficou concentrado nos riscos da Variante Delta ao crescimento. Por debaixo da superfície, acredito que existam outros vetores que explicam este movimento.

 

Comentei sobre isso aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1417118302980165636?s=20.

 

E também aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1417145418920730629?s=20.

 

No tocante a Variante Delta, vejo ela como um risco de curto-prazo à velocidade de recuperação econômica global, mas ainda não a vejo como uma barreira que irá frear totalmente a economia global como o início da pandemia no ano passado.

 

O mundo hoje já apresenta números mais altos de imunidade, seja pelas vacinas ou pelo número de pessoas que já foram infectadas; e as vacinas se mostram eficazes contra casos graves da doença, evitando números altos de hospitalização e óbitos.

 

De qualquer forma, sem uma imunização acima de 70%-80% da população, infelizmente, com uma cepa mais contagiosa, teremos que lidar com explosões pontuais e localizadas de novos casos, como estamos vendo n Inglaterra, regiões dos EUA e partes da Europa. Veja os números Americanos:





Os gráficos abaixo, do Morgan Stanley, fazem um apanhado geral do “Caso Inglês”, em que a Variante Delta já é dominante. Há motivos de preocupação sanitária e social, mas ainda não parece ser o caso de mudança de tendência econômica:




Assim, podemos esperar medidas pontuais e localizadas afim de evitar uma proliferação ainda maior da Delta, o que pode afetar setores específicos da economia e alguns setores/ações específicas na bolsa, especialmente nos valuations atuais.

 

Já o caso da discussão da “Estagflação” ou nova “Estagnação Secular” (vide links acima), este sim pode ser um debate mais longo, de difícil conclusão de curto-prazo, mas com impactos mais duradouros nos ativos de risco.

 

Ainda acredito que estamos diante de uma realização de lucros pontual, que pode levar a quedas entre 5% e 15% dos índices globais de bolsa. Ainda não acredito que estamos diante de uma mudança de cenário ou de tendência dos ativos de risco.

 

De qualquer forma, sigo mais cauteloso para este segundo semestre do ano, esperando espasmos de volatilidade e menos tendências direcionais claras.

 

Alguns pontos de atenção adicionais: (1) Situação do mercado de crédito na China, com Evergrande em foco (vide Mercados Globais de ontem), (2) Relação entre EUA e China, após o primeiro acusar o segundo de espionagem e “hackeamento”.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?