Daily News – Inflação Americana em Foco.

O final de semana foi de poucas novidades relevantes ao cenário. Após encerrarmos uma semana de otimismo nos mercados, estamos iniciando a nova semana em tom de consolidação e leve realização de lucros em alguns nichos do mercado.

 

Na sexta-feira cometei rapidamente sobre os dados de emprego nos EUA e seus impactos aos mercados, aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1400796118708011016?s=20.

 

No final da semana passada, também divulgamos a nossa carta mensal de maio, em que reduzimos as alocações em Renda Fixa internacional e elevamos levemente as alocações em bolsas emergentes (EM): https://www.taginvest.com.br/arquivos/carta-mensal_maio-2021.pdf.

 

O aumento em bolsa EM visa se favorecer da recente queda da bolsa da China, enquanto a redução de alocação em renda fixa internacional visa aumentar ainda mais nossa proteção contra abertura de taxa de juros ao redor do mundo.

 

Nessa linha, o destaque da semana ficará por conta da divulgação do Core CPI nos EUA, que pode ser um divisor de águas, com reação binária, nos mercados.

 

Na China, as exportações de maio ficaram abaixo das expectativas, mas as importações ficaram dentro do esperado. Os números na comparação interanual seguem bastante impactados pela base fraca da pandemia e 2020:





Na Alemanha, o Factory Orders de abril ficou levemente abaixo das expectativas, mas as perspectivas de vacinação e reabertura apresentaram forte melhora nas últimas semanas:



No que tange a posição técnica, há sinais de alguns excessos de curto-prazo, seja na bolsa:


 

Como também nas posições vendidas em Dólar (USD) no mundo:




Gosto de reforçar que posição técnica comprometida pode levar a consolidações ou breves realizações de lucros, mas dificilmente causam inversão de tendências nos mercados. Para isso, é necessário algum “trigger” (estopim) mais estrutural.

 

Os ativos do Brasil apresentaram forte recuperação na semana passada, em um misto de valuations atrativos, melhora na perspectiva de crescimento, ausência de ruídos políticos e com um cenário externo favorável.

 

Mantidas as condições externas, sem surpresas nos Core CPI americano, e sem novos ruídos políticos locais, ainda vejo espaço para um bom desempenho dos ativos locais vis-à-vis os seus pares internacionais.

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional. 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?