Daily News – Brasil: Meta de Inflação, Juros e Reformas.

Na ausência de novidades relevantes no cenário, os ativos de risco estão seguindo dinâmica levemente positiva essa manhã.

 

Ontem comentei sobre a alta das bolsas internacionais na quinta-feira e as perspectivas à frente, aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1408168058619838466?s=20.

 

No Brasil, o CMN fixou a meta de inflação de 2024 em 3%, dando mais um passo na direção de tentar ancorar as expectativas de inflação no país. Espero um “flattening” da curva de juros e alguma realização de lucros nas posições de inflação implícita do mercado em vértices intermediários e longos da curva.

 

O mercado vinha em geral, com posições grandes em “plays” de inflação, com a visão de defender de eventuais altas adicionais de preço e de um BCB, até pouco tempo atrás, que parecia levemente leniente com o cenário de inflação.

 

O recente endurecimento do BCB em relação a política monetária, reforçado ontem no Relatório Trimestral de Inflação, aliado a nova meta de inflação para 2024, que demandará um BCB ainda mais vigilante, pode causar uma realização e lucros e volatilidade neste mercado (NTN-Bs).

 

Ainda gosto de alocações estruturais na parte longa e intermediária da curva de juros reais (NTN-Bs) para aqueles com visão de longo-prazo. Realizações pontuais de lucro devem ser vistas como oportunidade de adicionar alocação nesta classe de ativo.

 

Ainda no Brasil, o Governo deve encaminhar para o Congresso a nova fase da Reforma Tributária: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/06/24/governo-entrega-nesta-sexta-proposta-de-reforma-do-imposto-de-renda.ghtml.

 

Ainda espero um longo debate em torno deste tema nos próximos meses e acredito que, hoje, o mercado não precifica nenhuma aprovação adicional de reformas econômicas no país até o próximo governo.

 

No mundo emergente, esta foi a primeira semana, desde março, com fluxo negativo para fundos de ativos dedicados a títulos de dívida emergente:


 

O quadro técnico do mercado internacional continua mostrando sinais de excessos em nichos específicos. Contudo, um técnico comprometido, sozinho, não deve ser capaz de alterar a dinâmica positiva do mercado, mas apenas causar espasmos pontuais de volatilidade:



*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?