Daily News – Otimismo

Os ativos de risco estão apresentando mais uma rodada positiva essa manhã, com alta das commodities, bolsas e cryptos, dólar fraco no mundo e leve abertura de taxa de juros.

 

Estes movimentos estão sendo sustentado por sinais cada vez mais inequívocos de aceleração do crescimento global. Na Coreia do Sul, as exportações de maio, um dos principais termômetros de atividade econômica do mundo, apresentou mais um mês de alta robusta:




O índice global de Containers, segue a mesma dinâmica, confirmando o cenário que já vem sendo mostrado pelos dados da Coreia do Sul há algum tempo:





Na Europa, o PMI apresentou mais um mês de alta robusta e acima das expectativas:



Isso vale também para a China, com o Caixin PMI Manufacturing apresentando alta no mês:



O efeito colateral disso continua sendo uma alta mais expressiva da inflação ao redor do mundo. Hoje, foi a vez do CPI na Europa apresentar aceleração acima das expectativas:





Continuo vendo uma janela de curto-prazo positiva para a economia global e os mercados, baseada na recuperação do crescimento, na liquidez global abundante e na inflação ainda controlada. Esse cenário será interrompido por espasmos de volatilidade, com receio de uma aceleração mais estrutural da inflação, pelo medo de uma redução precoce da liquidez global e por preços e valuations “esticados” em alguns nichos do mercado.

 

Só vejo uma mudança de tendência na eventualidade de alguma nova informação no mercado, ou a confirmação mais clara de uma inflação entrincheirada e mais estrutural a economia global, que leve à percepção de que os Bancos Centrais estão “atrás da curva” e cometeram um erro de política monetária. Isso pode levar alguns meses para ocorrer, mantendo a janela positiva aberta por algum tempo.

 

No Brasil, dando seguimento às surpresas positivas observadas nas últimas semanas no cenário local, ontem foi a vez dos dados fiscais mostrem boa evolução no mês de abril, com redução da dívida em um mês positivo de contas públicas:



*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?