Daily News – Inflação Americana: O Dia D!

Os ativos de risco operam próximos a estabilidade essa manhã, a espera da divulgação dos dados de inflação de maio nos EUA. Todas as atenções estão voltadas para o Core CPI, que pode ser um divisor de águas para o mercado no curto-prazo.

 

A minha sensação é que há um viés de alta nas expectativas de alta de 0,5% MoM e perto de 3,5% YoY no Core CPI. Nos últimos dias, observamos um recuo das taxas de juros nos EUA, talvez já em um movimento do mercado se desfazendo de parte das operações tomadas em taxa para o cenário de inflação mais elevada:



Acredito que um número em linha ou mais baixo do que o esperado irá manter uma janela mais positiva para os mercados as vésperas das férias no Hemisfério Norte, com os ativos de risco podendo apresentar mais uma rodada de apreciação e queda de volatilidade, que poderia durar até fins de agosto.

 

Na eventualidade de um número muito mais alto do que o esperado, podemos ter mais um espasmo de volatilidade e realização de lucros no mercado. O tamanho, magnitude e duração deste movimento irá depender do qualitativo e do tamanho da eventual surpresa inflacionária.

 

No Brasil, o IPCA de maio ficou acima das expectativas e com um quadro qualitativo ruim: Núcleos, Serviços e difusão em alta, assim como claros sinais de espalhamento da inflação para além de apenas “Tradables”:






A inflação mais elevada e o cenário mais positivo de crescimento podem levar, em algum momento, o Banco Central a abandonar sua sinalização de ajuste parcial das taxas locais de juros.

 

No mercado internacional, alguns indicadores técnicos continuam apontando para alguma cautela:



Enquanto o mercado de commodities mostra acomodação da dinâmica de alta exponencial em alguns nichos:



*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?