Daily News – Snapchat, Facebook & Petrobras

Depois de uma melhora claramente técnica desde o final da semana passada até a segunda-feira (comentei aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1528828680834793476?s=20&t=Tsw1-x_8C_9qQD9X-IqyiQ) , os ativos de risco voltaram a operar em tom negativo.

 

Desta vez, o estopim foi o resultado da Snapchat (ação cai 30% e pressionada ação da Facebook que cai 10%) que apontou para uma evidente desaceleração do consumo americano. Escrevi sobre este risco, aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1528748559641759745?s=20&t=Tsw1-x_8C_9qQD9X-IqyiQ.

 

De maneira geral, as recuperações têm sido acentuadas, porém curtas e rápidas. A dinâmica dos ativos de risco continua mostrando fragilidade e contornos de “bear market”.

 

No Brasil, o Governo resolveu nomear um novo presidente da Petrobras, após apenas 40 dias de mandato do presidente atual. A empresa apresenta uma situação financeira bastante sólida e pouca margem de manobra legal para afetar seus fundamentos, mas este tipo de postura, certamente, adiciona uma pitada negativa à empresa e aos ativos do país.

 

No campo político, João Dória se retirou da campanha eleitoral para presidente. Dado sua pequena exposição nas pesquisas, por ora, este evento pouco altera a corrida eleitoral. Ainda não parece haver uma terceira via viável, competitiva e unida que conseguirá se contrapor aos dois eixos que se formaram para a disputa presidencial. Ainda há tempo, mas a janela começa a se fechar.

 

O Congresso e o Governo seguem discutindo medidas de alívio à inflação, com corte de impostos e medidas de estímulo econômico à setores mais afetados pelo aumento de preços. Há uma preocupação do impacto fiscal de longo-prazo destas medidas, a despeito de estarmos sendo surpreendidos positivamente pelos dados fiscais de curto-prazo.

 

Os PMIs na Europa, divulgados essa manhã, mostraram um cenário misto para a região, com alguns sinais já mais preocupantes em relação ao contorno do crescimento. Na Área do Euro, um fraco PMI de Manufatura. No Reino Unido, um fraco PMI de Seviços:

 

UK Manufacturing PMI (May) act: 54.6, exp: 55, prev: 55.8

 

UK Services PMI (May) act: 51.8, exp: 57, prev: 58.9






 

O risco de passarmos por uma fase e “estagflação” na economia global cresce a cada dia e a cada novo indicador econômico.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?