Daily News – Estabilização

Em uma noite de poucas novidades relevantes, os ativos de risco estão dando continuidade ao movimento positivo que vem sendo regra ao longo desta semana.

 

Destaque para os sinais mais positivos (ou menos negativos) provenientes da situação da pandemia na China: #BEIJING SAYS HAS BASICALLY CUT OFF EARLY TRANSMISSION CHAIN OF LOCAL COVID OUTBREAK; SITUATION UNDER FULL CONTROL: CCTV

 

Com isso, aumenta a expectativa de relaxamento nas medidas de restrição social e, consequentemente, uma melhora no cenário de curto-prazo para o crescimento do país e do mundo.

 

Acredito que a pandemia na China representava um dos vetores de pressão no mercado e o seu endereçamento pode vir a retirar uma parte dos prêmios de risco que vinham sendo embutidos no ativos de risco.

 

De qualquer forma, a inflação no mundo, a redução de liquidez global e o risco de desaceleração do crescimento nos EUA ainda são os principais temas a serem monitorados. Reforço o que tenho escrito ao longo da semana:

 

Sigo com visão mais cautelosa e negativa de médio-prazo, mas acreditando que podemos ter acomodações e rallies pontuais devido a posição técnica mais saudável. Não descartaria o S&P500 atingir a faixa de 4.100-4.200 pontos nestes movimentos.

 

Um ponto da posição técnica que precisa ser acompanhado é a situação dos investidores de varejo (pessoa física) que detém cerca de 50% a 55% do mercado de ações nos EUA:

 


No Brasil, o governo continua anunciando medidas que visam dar um alívio da inflação à sociedade, ao custo de alguma piora fiscal à frente.

 

Tenho uma visão menos negativa do que a média com os ativos no Brasil, pois acredito que, a despeito de uma inflação ainda alta, estamos próximos do fim do ciclo de alta de juros, o crescimento está (na margem) mais positivo e a situação fiscal corrente ainda é “saudável”.

 

Além disso, já há enorme prêmio de risco e margem de segurança no valuation dos ativos locais, o que é corroborado por cenário de simulação feitos pelo BTG Pactual para o Ibovespa:

 



*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?